Links de Acesso

Regresso das Compras a Prazo


Na altura em que a economia ainda não era forte quase todo comprador pagava com um cartão de crédito – ou como vulgarmente se diz pagava-se com plástico. A maioria do povo não tinha dinheiro suficiente para comprar a pronto pagamento roupa electrodomésticos ou materiais escolares.

Em vez de perder um cliente, as lojas ofereciam um serviço chamado "layaway," no qual o consumidor compra um artigo no balcão de layaway e não no balcão normal onde o terá que pagar de imediato.

O cliente paga então apenas uma parte, que fica como depósito, e a loja concordava em guardar durante algumas semanas o artigo até o cliente ter o resto do dinheiro para pagar, em geral sem ter que pagar juros.

O "layaway era muito popular na época da grande depressão nos anos trinta. Os grandes armazéns dedicaram departamentos inteiros de layaway, para ali guardar tudo incluindo brinquedos até mesmo frigoríficos. Mas, a prática cessou com a loucura do cartão de crédito que agarrou o país.

Mas hoje em dia, obter crédito não é tão fácil. Muitos usaram o seu máximo de crédito no seu cartão, cancelaram o seu cartão, ou estão a recorrer hoje menos o crédito e quando o usam é de forma mais inteligente. Muitos foram aos grandes retalhistas pedir planos de layaway.

Geralmente a resposta foi "não," mas nem por isso os pedidos pararam. Pelo que loja após loja cria o seu balcão de layaway, pelo menos durante a temporada natalícia. Por exemplo, o Sears deixou de oferecer este tipo de serviço há 10 anos mas, este ano, voltou a oferecer este tipo de compra e pagamento de artigos

Agora que o layaway está de volta, os compradores que são conscientes dos custos perguntam: Será que agora vão regressar as chamadas contas de poupança para o Natal – dinheiro que os consumidores economizam todo o ano para gastar no Natal - ou como são conhecidas "senhas verdes," -- senhas dadas quando se faz compras e que podem ser mais tarde usadas para pagar novos artigos ou para reclamar prémios, será, irão perguntar-se os americanos, que vai ser a próxima coisa a reaparecer para ajudar a economia a recuperar?

Relacionados

XS
SM
MD
LG