Links de Acesso

Últimas de Washington


Afeganistão: Abdullah poderá desistir

No Afeganistão fontes próximas do candidato presidencial Abdullah Abdullah disseram que este poderá abandonar a segunda volta das eleições presidenciais contra o presidente Hamid Karzai devido a preocupações sobre a credibilidade do processo.

Essas fontes disseram que Abdullah se vai retirar se as suas exigências não forem cumpridas durante o dia de hoje. Abdullah deverá anunciar a sua decisão no Domingo.

Abdullah apresentou diversas condições esta semana para, segundo disse, se evitar as fraudes em larga escala que afectaram as eleições presidenciais de 20 de Agosto.

O candidato presidencial deu ao presidente Karzai um prazo que termina hoje para demitir o presidente da comissão eleitoral Azizullah Lodin o que karzai já rejeitou.

Um porta-voz da comissão eleitoral disse á Voz da América que é demasiado tarde para Abdullah se retirar legalmente da eleição.

A segunda volta a sete de Novembro foi convocada após uma investigação apoiada pela ONU ter revelado a existência de fraude na primeira volta.

A secretária de estado americana Hillary Clinton disse que um boicote de Abdullah á segunda volta não irá comprometer a legitimidade da votação.

Afeganistão: Detidos suspeitos de ataque a instalações da ONU

As autoridades afegãs disseram ter preso pelo menos seis pessoas suspeitas de envolvimento no ataque de Quarta-feira contra uma casa da ONU em Kabul.

No ataque cinco trabalhadores da ONU e pelos menos dois guardas afegãos foram mortos. Os três atacantes também morreram.

Os Taliban disseram que o ataque foi o primeiro passo de um plano para destruir as segunda volta das eleições presidenciais a sete de Novembro.

Bush fala sobre necessidade de missão no Afeganistão.

O antigo presidente dos Estados Unidos George Bush disse hoje que a missão no Afeganistão é necessária para a paz e estabilidade.

Em raras declarações públicas Bush avisou na Índia onde se encontra a participar numa conferencia que se os Taliban e al Qaida assumirem controlo no Afeganistão o povo afegão será submetido mais uma vez a uma tirania brutal.

O antigo presidente americano ordenou a invasão do Afeganistão em 2001 após os ataques terroristas de Setembro desse ano.

Desde que abandonou a presidência George Bush poucas declarações tem feito em público.

Sete mortes em novo atentado bombista no Paquistão

Entidades oficiais paquistanesas disseram que sete soldados foram mortos e onze outros feridos num ataque bombista hoje no noroeste do país.

O incidente ocorreu na região de Khyber que á principal rota para se movimentar logística para as forças internacionais estacionadas no Afeganistão.

O ataque deu-se um dia depois da secretária de estado Hillary Clinton ter terminado uma visita ao Paquistão.

Aviões de guerra paquistaneses bombardearam por seu turno bases dos Taliban em diversas zonas tribais. O exercito disse que tropas governamentais mataram 33 militantes nas ultimas operações.

O exercito acrescentou que as suas forças estão a avançar em direcção a diversas zonas controladas pelos Taliban na região do sul do Waziristão onde foi lançada uma ofensiva há duas semanas.

Clinton Encontra-se com Abbas

Entidades oficiais palestinianas disseram que não houve avanços num encontro entre a secretária de estado Hillary Clinton e o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

Um conselheiro de Abbas, Saed Erekat, disse que os palestinianos não voltarão á mesa de negociações sem uma suspensão total da construção de colonatos israelitas.

Erekat disse que esta questão foi discutida durante uma reunião hoje nos Emiratos Árabes Unidos no qual participou também o enviado americano ao Médio Oriente George Mitchell.

Israel propôs uma suspensão parcial da construção de colonatos na margem ocidental do rio Jordão.

Clinton vai manter também conversações com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.

O dirigente israelita disse Sexta-feira querer recomeçar as negociações com os palestinianos o mais depressa possível.

Um porta voz do Departamento de Departamento de Estado disse que a visita de Clinton reflecte o empenho do governo americano em resolver os desafios a que os negociadores americanos fazem face na sua procura de uma paz global no Médio Oriente.

Legisladores iranianos rejeitam proposta nuclear.

Destacados legisladores iranianos rejeitaram uma proposta nuclear apoiada pela ONU destinada a eliminar dúvidas sobre o programa nuclear do Irão.

O dirigente do comité de segurança nacional do parlamento disse hoje aos meios de informação que o comité se opõe ao plano que propôs o envio de urânio iraniano para o estrangeiro onde seria enriquecido.

Esse parlamentar disse não haver garantias que o Irão receberia combustível nuclear em troca como previsto no acordo.

Notícias afirmam que Teerão informou a Agência Internacional de Energia Atómica que quer combustível nuclear para o seu reactor antes de enviar urânio enriquecido para o estrangeiro.

A proposta da agência visa impedir que o Irão possa enriquecer urânio a um ponto que possa ser usado em armas nucleares.

A proposta tinha sido acordada por outras partes envolvidas nas negociações, nomeadamente os Estados Unidos, Rússia e França.

Um porta-voz da casa branca disse que o tempo para negociações sobre a questão não é ilimitado.

Filipinas: Sete Mortos em furacão

Pelo menos sete pessoas morreram num poderoso furacão que atingiu as Filipinas hoje provocando cheias em zonas ainda recuperar de anteriores tempestades.

O número exacto de mortos e desaparecidos está ainda por determinar.

O tufão atingiu a província de Quezon no leste do país pouco após a meia-noite cancelando voos e transportes marítimos.

A guarda costeira ordenou a suspensão de todo o tráfego marítimo e milhares de pessoas foram impedidas de viajar na véspera do feriado de dia de todos os santos quando muitos filipinos viajam para as suas terras natais para prestar homenagem a familiares já falecidos.


SADC vai discutir Zimbabwe.

O ministro dos negócios estrangeiros de Moçambique, Oldemiro Baloi, disse que a Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral, SADC, vai realizar uma cimeira de emergência o mais brevemente possível para discutir a situação no Zimbabwe e tentar salvar o acordo de formação de um govenro de unidade.

Baloi disse que uma delegação da SADC de visita ao Zimbabwe está a terminar um relatório sobre a situação.

Hoje o presidente zimbabwiano Robert Mugabe acusou o primeiro ministro Morgan Tsvangirai de insinceridade, afirmando que não se pode confiar em Tsvangirai porque este sai e entra do governo de unidade.

Tsvangirai pos termos á sua participação no governo e suspendeu os contactos com membros do partido de Mugabe após o vice ministro da agricultura Roy Bennet ter sido preso sob a acusação de terrorismo.

Tsangirai acusa Mugabe e a ZANU de não respeitarem o acordo que levou á formação do governo.

O governo de unidade foi formado em Fevereiro.

O presidente da SADC e do Congo Joseph kabila disse que o acordo que levou á formação desse governo permanece válido e é o único meio de se fazer avançar o Zimbabwe.

Zimbabwe: Tiroteio durante ocupação de Propriedade.

No Zimbabwe entidades oficiais disseram que pelo menos três pessoas foram feridas a tiro quando uma multidão invadiu uma propriedade agrícola no distrito de Chinhoyi, a cerca de 100 quilómetros ao norte da capital Harare.

A propriedade de um cidadão branco estava a ser ocupada por simpatizantes do partido do presidente Robert Mugabe quando o tiroteio ocorreu.

O dono da propriedade não se encontrava no local.

Novo governo das Honduras toma posse na próxima semana

Notícias publicadas nas Honduras afirmam que um governo de unidade entre o derrubado presidente Manuel Zelaya e o dirigente interino Roberto Micheletti deverá ser instalado no poder no próximo dia 5 de Novembro.

Entidades oficiais hondurenhas disseram estar confiantes que o congresso irá aprovar o acordo para re-instalar Zelaya na presidência até às eleições presidenciais de 29 de Novembro. Zelaya e Micheletti não serão candidatos nessas eleições.

As autoridades disseram que ainda não foi marcada uma data para o congresso votar sobre o acordo.

Na Quinta-feira Micheletti autorizou a equipa negociadora a assinar o acordo que disse marcar o começo do fim da crise política no país.

O Supremo Tribunal Hondurenho terá que autorizar o congresso a votar sobre o regresso de Zelaya ao poder para terminar os três meses que ainda restam do seu mandato.

Zelaya foi expulso das Honduras em Junho depois de ter sido acusado de tentar ilegalmente mudar a constituição para prolongar o seu mandato presidencial.

O afastamento de Zelaya não foi reconhecido internacionalmente.


Economia americana no caminho "certo" – Obama

O presidente americano Barack obama disse que os Estados Unidos estão a caminhar na direcção certa como demonstrado pelas notícias de crescimento económico.

No seu discurso semanal pela rádio e internet Obama fez notar que o produto interno americano cresceu no ultimo trimestre.

Obama disse que haverá ainda altos e baixos mas os Estados Unidos alcançaram já grandes avanços na recuperação económica.

O presidente americano minimizou os altos níveis de desemprego afirmando que o pacote de estímulo do governo tinha criado ou salvo mais de um milhão de postos de trabalho.

O desemprego nos Estados Unidos alcançou em Setembro o seu nível mais alto dos últimos 26 anos e espera-se que continue a subir.

Entretanto dirigentes Republicanos criticaram planos para reforma do sistema de saúde como advogado pelo Presidente Obama.

O líder Republicano na Câmara dos Representantes John Boehner disse que proposta a ser debatida no congresso na próxima semana irá fazer subir os custos de cuidados de saúde, reduzir os benefícios do governo e eliminar mais postos de trabalho.

XS
SM
MD
LG