Links de Acesso

As Últimas de Washington


Ataque a Membro do Partido de Tsvangirai

O partido do primeiro-ministro zimbabueano, Morgan Tsvangirai, disse que homens armados atacaram um dos responsáveis do grupo.

O MDC disse que homens armados atacaram, tentando raptar, a adimnistradora de Justiça, Edith Mashayire, na terça-feira, na capital, Harare, tendo os agressores desatado em fuga quando se sentiram cercados por uma multidão.

O porta-voz do MDC, Nelson Chamisa, acusou o partido ZANU-FP como estando a tentar intimidar os seus apoiantes e que elementos do partido de Mugabe desejam a dissolução do governo.

Morgan Tsvangirai e o presidente Robert Mugabe fracassaram nas suas tentativas para resolver questões cruciais dos seus respectivos partidos na sua reunião de segunda-feira, a primeira desde que o MDC anunciou, há 11 dias, que não iria colaborar mais com a ZANU-FP, persistindo as divergências de sempre, disse Chamisa, entre Tsvangirai e o seu rival, Robert Mugabe.

Piratas Somalis Apresam Iate à Vela

Piratas somalis capturaram um navio à vela, de um casal britânico, ao largo da costa leste-africana.

Os piratas disseram terça-feira a jornalistas via telefone que mantêm em poder um homem e uma mulher, capturados no Oceano Indico, e que o casal se encontra bem de saúde, e que mais tarde, iriam comunicar o montante do resgate.

Fontes noticiosas britânicas identificam o casal como sendo Paul e Rachel Chandler, cidadãos britânicos, nos seus 50 anos de idade, que viajavam no seu iate, das Ilhas Seychelles para a Tanzânia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico disse que tinha sido informado acerca da situação e que estava a investigar.

Conferência de Cooperação Sino-Africana

A China anunciou que o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, ivai participar na conferência de cooperação sino-africana a ter lugar no Egipto, no próximo mês de Novembro.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês disse que o governante chinês chega ao Egipto no próximo dia 6 de Novembro para conversações com os líderes egípcios, deslocando-se no dia seguinte à conferência, em Sharm-el-Sheikh.

A China investiu dezenas de biliões de dólares em África nos últimos anos num esforço tendente a conseguir fontes de matérias-primas e abertura de novos mercados para a sua economia. A China prometeu um montante de cinco mil milhões de dólares de crédito no último fórum de cooperação China-Africa, em 2006.

Em declarações feitas terça-feira, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Ma Zhaoxu, não disse se Pequim vai fazer novas promessas nesta conferencia, afirmando apenas que a ajuda e assistência da China aos países africanos seria a longo prazo e permanente.

Reivindicados Atentados Bombistas em Bagdade

Um grupo ligado a al-Qaida, no Iraque, reivindicou a responsabilidade pelos ataques bombistas devastadores em Bagdade, em que morreram pelo menos 155 pessoas, ficando feridas mais de 500, no domingo.

O grupo militante que vai pelo nome de Estado Islâmico do Iraque anunciou, via internet, ter estado por detrás dos ataques suicidas geminados, adiantando que, o que chamou de mártires do grupo, atacaram o que o comunicado denomina de refúgios de infiéis, numa aparente referência a sede do governo na chamada Zona Verde de Bagdade, onde ocorreram os ataques bombistas.

O Primeiro Ministro iraquiano,Nouri al-Maliki, atribuiu os assaltos aos membros al-Qaida do extinto Partido Baath, afirmando que os atacantes tentavam criar a instabilidade e impedir as eleições no país, marcadas para Janeiro próximo.

Paquistão Liberta 11 Iranianos

As autoridades paquistanesas libertaram 11 iranianos detidos por terem atravessado ilegalmente a fronteira do Paquistão, não tendo avançado pormenores a respeito dos motivos da libertação.

Inicialmente, as autoridades no Paquistão tinham identificado os referidos indivíduos como sendo membros da Guarda Revolucionária do Irão, declarando, mais tarde, que eram apenas guardas.

A televisão iraniana descreveu o grupo como sendo de guardas fronteiriços que estavam no encalço de uma viatura suspeita de contrabando para o Paquistão.

Os 11 indivíduos foram detidos numa zona da província de Baluchistão, perto da fronteira com o Irão, onde insurrectos separatistas têm estado envolvidos, há décadas, em luta contra o governo federal de Islamabad.

Relacionados

XS
SM
MD
LG