Links de Acesso

Afeganistão:3 Helicópteros Americanos Despenham-se Matando 14 pessoas


Entidades oficiais da NATO anunciaram que 3 helicópteros da coligação internacional no Afeganistão se despenharam matando pelo menos 11 soldados e 3 civis americanos.

Entidades da Aliança Atlântica afirmaram que um dos helicópteros se despenhou no leste do Afeganistão depois das forças americanas e afegãs terem atacado um bastião dos rebeldes talibãs.

Os outros 2 helicópteros colidiram e despenharam-se no sul do país. As mesmas fontes afirmaram que em ambos os casos os aparelhos não foram atingidos por fogo inimigo.

Estas baixas americanas verificam-se no momento em que o presidente Barack Obama está a ponderar se deve ou não enviar mais tropas para o Afeganistão. Ajmal Samadi,o director da organização Afghanistan Rights Monitor, afirmou à VOA que o debate em curso sobre o envio de reforços está a alienar o povo do Afeganistão e a fazer com que duvidem do empenhamento de Washington.

"Isso, disse Samadi, deixa os afegãos entre a espada e a parede. Dum lado um governo corrupto, do outro os talibãs que são extremamente violentos."

Samadi acrescentou que 8 anos depois da invasão do Afeganistão liderada pelos Estados Unidos, os talibãs permanecem fortes especialmente no sul do país.

" Temos, disse ele, um governo sombra dos talibãs. Temo que algumas pessoas no Afeganistão estejam mesmo a falar do regresso dos talibãs visto que se apercebem do poder que eles têm."

Entretanto em Cabul verificaram-se pelo segundo dia consecutivo confrontos entre populares e a polícia durante manifestações contra a alegada profanação do Corão pelas tropas estrangeiras. 15 pessoas ficaram feridas nos incidentes de hoje.

Esta vaga de violência verifica-se no momento em que o país se prepara para a segunda volta das eleições presidenciais no dia 7 de Novembro o pondo o actual presidente Hamid Karzai ao antigo ministro dos negócios estrangeiros Abdullah Abdullah.

Na primeira volta das eleições a 20 de Agosto, verificou-se fraude generalizada e muitos observadores internacionais têm-se interrogado sobre a capacidade do país conseguir realizar novo escrutínio em tão curto espaço de tempo.

XS
SM
MD
LG