Links de Acesso

Últimas de Washington


Pelo menos 132 pessoas morreram e mais de quinhentas outras ficaram feridas em duas poderosas explosões de carros armadilhados no centro da capital iraquiana Bagdad.

As explosões quase que em simultâneo tiveram como objectivo um edifício do governo provincial e o ministério da justiça.

O ministério do interior disse que o número de vítimas poderá aumentar á medida que prosseguem as operações de buscas entre as ruínas.

As explosões abalaram edificios através de Bagdad e uma grande nuvem de fumo podia ser vista através da capital.

Ninguém reivindicou de imediato a responsabilidade pelo ataque mas um porta-voz do governo disse que o ataque tem indícios de ter sido levado a cabo pela Al Qaida.

No último ano a violência caiu grandemente no Iraque mas rebeldes continuam a levar a cabo ataques esporádicos contra as forças de segurança e civis. Entidades oficiais avisaram que os ataques poderão continuar até ás eleições de Janeiro.


Inspectores Nucleares Chegam ao Irão

Inspectores nucleares das Nações Unidas chegaram ao Irão para uma visita de três dias destinada a inspeccionar um dos mais controversos locais de enriquecimento de urânio do país.

Uma delegação de quatro especialistas da Agencia Internacional de Energia Atómica chegou ao Irão Domingo de manhã. A agência de notícias iraniana disse que a delegação visitou já o complexo nuclear perto de Qom mas não houve confirmação disso por parte daquela agência da ONU.

Em Setembro o Irão reconheceu que estava a construir esse complexo de enriquecimento. O director do programa nuclear do Irão Ali Akbar Salehi disse que o Irão está a permitir a visita ao complexo por parte de inspectores da ONU para provar a boa vontade do país e para assegurar a comunidade internacional das actividades pacíficas no campo nuclear.

O Irão está ainda a deliberar sobre uma proposta apoiada pela ONU para permitir que seja a Rússia a enriquecer urânio para um reactor de investigação.

O acordo apoiado pela Rússia, Estados Unidos e França está desenhado para impedir o Irão em enriquecer urânio a um ponto que possa ser usado para armas nucleares.

O irão disse que responderá dentro de alguns dias.

Terminou Campanha Eleitoral em Moçambique

Terminou hoje em Moçambique a campanha eleitoral para as eleições presidenciais, legislativas e provinciais de Quarta-feira.

Os três principais candidatos á presidência, Armando Guebuza da Frelimo, Afonso Dhlakama da Renamo e Daviz Simango do MDM realizaram comícios em diferentes partes do país.

Segunda e Terça-feira são consideradas dias de reflexão.

No Maputo esta o Filipe Vieira que esteve acompanhar o barulho deste ultimo dia de campanha

Rebeldes Declaram Cessar Fogo na Nigéria

O principal grupo rebelde da Nigéria declarou um cessar fogo por tempo indefinido no Domingopara permitir negociações com o governo.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger, Mend, disse que o governo expressou vontade em se envolver em negociações sérias.

A decisão segue-se a uma reunião na semana passada entre o presidente Umaru Yar´Adua e Henry Okah que se presume seja o dirigente do Mend.

Nos últimos meses o presidente nigeriano tem intensificado esforços para se pôr termo à instabilidade no delta do Níger que tem dificultado a produção de petróleo e reduzido os rendimentos do governo.

O MEND tem sido responsável por dezenas de ataques e raptos naquela região.

Execuções na Somalia

No Sul da Somália militantes islamitas afirmaram ter executado dois homens que foram acusados de espiar a favor do governo somali.

Centenas de somalis presenciaram a execução por fuzilamento no porto de Marka.

Um porta voz do grupo Al Shabab disse que os dois homens tinham confessado serem espiões.

Testemunhas disseram que os militantes usaram megafones para darem ordens aos residentes para presenciarem as execuções.

Nos últimos meses a Al Shbab levou a cabo várias execuções, chicoteamentos e amputações.

O grupo e os seus aliados controlam a maior parte do sul da Somália onde não existe um governo central estável desde 1991.

Polícia israelita Prende Palestinianos

A polícia israelita entrou no complexo da mesquita Al-Aqsa em Jerusalém depois de palestinianos terem apedrejado visitantes á parte velha da cidade.

Um porta-voz da polícia disse que 12 manifestantes foram presos. Um porta-voz da policia disse que os agentes não entraram na mesquita propriamente dita.

As autoridades afirmam que os manifestantes palestinianos espalharam óleo no chão para fazer os polícias caírem.


Afeganistão: Abdullah Concorda Com Segunda Volta “tansparente” das Presidenciais

No Afeganistão o candidato da oposição Abdullah Abdullah disse que participará numa segunda volta das eleições presidenciais desde que o processo seja transparente e credível.

O antigo ministro dos negócios estrangeiros disse a cadeia de televisão FOX que não vai mencionar um boicote da votação a 7 de Novembro porque não quer que as campanhas eleitorais percam o seu ímpeto.

Mas Abdullah disse a um outro canal de televisão, a CNN, que não está disposto a arrastar o país através de um processo semelhante ás primeiras eleições em Agosto que foram marcadas por irregularidades.

Abdullah disse que seria responsável por parte da liderança do país admitir e corrigir a fraude da primeira ronda das eleições.

Abdullah Abdullah rejeitou a possibilidade de um acordo de divisão de poder com o presidente Karzai

Na semana passada foi anunciado que seria necessária uma segunda volta das eleições devido a fraude na primeira volta que retirou os votos ao presidnete hamid Karzai necessários para uma vitória.

Karzai já declarou o seu apoio a uma segunda volta.

Forças Paquisanesas Avançam contra Rebeldes

O exército paquistanês disse que as suas tropas continuam a avançar no noroeste do país um dia depois de terem reivindicado a captura de uma cidade de um dos líderes do Taliban.

As autoridades militares disseram que helicópteros forneceram apoio aéreo ás tropas paquistanesas quando estas avançaram da cidade de Kotkai para avançarem mais profundamente no o Sul do Waziristao junto á fronteira do Afeganistão.

Kotkai é a cidade natal do dirigente Taliban Hakimullah Mehsud.

Entidades oficiais paquistanesas disseram por outro lado que um polícia morreu quando um bombista suicida fez detonar explosivos perto de uma portagem a leste da capital Islamabad.

As autoridades disseram que o bombista fez detonar os explosivos depois da polícia, com bases em informações recebidas, ter mandado parar um veículo para ser revistado.

XS
SM
MD
LG