Links de Acesso

Crise Económica Afecta Guitarras


A companhia Martin Guitar de Nazareth, estado da Pensilvânia, é conhecida mundialmente por fazer algumas das mais finas guitarras existentes. Contudo, a crise económica nos Estados Unidos também se sentiu na companhia, que começou a produzir guitarras há 176 anos.

Nazareth é uma pequena e velha cidade industrial na zona central do estado da Pensilvânia. Durante anos a sua economia assentava sobre duas companhias.

Mas uma delas, a companhia de aço Belém entrou em bancarrota em 2001. Pelo que hoje a companhia de guitarras Martin é o grande empregador na cidade. Dick Boak desenha guitarras e ajuda os clientes a escolherem a que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.

"Adoro música, e ouvia música colocando o transístor debaixo da almofada, especialmente quando os Beatles tocavam no (programa do ) Ed Sullivan, queria de facto aprender a tocar guitarra. O meu pai era carpinteiro e tinha uma carpintaria na cave da nossa casa, cheia de instrumentos. Ele sempre nos encorajou a trabalhar com madeira."

Dick encontrou o seu emprego de sonho, onde combinava o seu amor pela música e o trabalho de carpintaria. Há mais de 30 anos que desenha guitarras usando como madeira o mogno e pau-rosa do Brasil.

Fazer uma guitarra envolve no mínimo 200 fases e o custo é bastante elevado. Os modelos mais baratos custam cerca de mil dólares, enquanto os mais caros podem ultrapassar os 10 mil dólares. E uma guitarra de edição limitada pode custar centenas de milhar de dólares.

Dick Boak aponta para uma guitarra e diz: "Esta guitarra custa 275 mil dólares…mas como ela há apenas 91, pelo que são muito procuradas por músicos profissionais."

Mas mesmo uma marca lendária não é imune à fraca situação económica, e a companhia teve que reduzir as horas de trabalho dos seus empregados. E caso as condições não melhorem em breve, muitos dos 600 empregados poderão perder o seu ganha-pão.

Mas se as condições são más para esta companhia, é ainda pior a situação doutras companhias mais pequenas que fazem também guitarras. Dale Unger aprendeu a sua arte na fábrica Martin, e hoje é um conhecido fabricante de instrumentos de cordas. Algumas das suas guitarras vendem por mais de 10 mil dólares.

"O prazer deste trabalho é ouvir a tua guitarra ser tocada por alguns dos melhores guitarristas do mundo," diz Unger.

Guitarristas como Paul Simon ou David Crosby.

Mas nos últimos anos o número de guitarras vendidas tem vindo a diminuir drasticamente, pelo que Unger teve que procurar um segundo trabalho para complementar o que faz com a venda de guitarras.

XS
SM
MD
LG