Links de Acesso

Afeganistão Vai à Segunda Volta


No Afeganistão a Comissão Eleitoral Independente anunciou esta terça-feira a realização da segunda volta das eleições presidenciais, depois das investigações de fraude terem reduzido para menos de 50 por cento a vantagem do presidente cessante e candidato Hamid Karzai.

O ainda presidente afegão tinha sido dado como vencedor na primeira volta com 54,6 por cento dos sufrágios, mas a recontagem imposta pelas investigações acabou por lhe conferir apenas 49,67 por cento dos votos.

O presidente Hamid Karzai disse congratular-se com a decisão da Comissão Eleitoral Independente em realizar a segunda volta das eleições, a 7 de Novembro. Ele deverá disputar o antigo ministro dos negócios estrangeiros, Abdullah Abdullah.

Karzai apelou aos eleitores afegãos a participarem na segunda volta eleitoral, afirmando que o empenho dos votantes pode ajudar a manter a unidade e a estabilidade do país.

Karzai falava esta Terça-feira em Cabul, à margem da visita do presidente do Comité de Relações Externas do Senado norte-americano, John Kerry e de outros responsáveis internacionais.

O Senador Kerry saudou o presidente afegão por respeitar a constituição e aceitar a realização da segunda volta. O senador americano pediu igualmente a ajuda internacional para a segunda ronda eleitoral.

"A comunidade internacional está empenhada 100 por cento em apoiar a realização da segunda volta, a NATO está engajada e a Força Internacional para o Afeganistão também, de toda a maneira possível com vista a fazer destas eleições um sucesso. Sabemos que haverá dificuldades e irá requerer sacrifício, mas estamos empenhados neste esforço."

Responsáveis internacionais em Cabul disseram haver um sentimento de urgência em realizar a segunda volta das eleições antes do inverno afegão, normalmente rigoroso que limita o acesso às assembleias de voto.

O Afeganistão mergulhou na incerteza política a seguir às eleições, com as forças afegãs e da NATO a debaterem com o recrudescimento da insurreição Talibã.

XS
SM
MD
LG