Links de Acesso

“Caso Contreiras”: Pinto de Andrade Comenta



O presidente do partido republicano de Angola - PREA, Carlos Contreiras pediu asilo político à Espanha, afirmando ter sido alvo de uma tentativa de assassinato com motivações políticas.

A notícia é da Lusa – agência portuguesa de notícias – e até ao momento não houve reacção do governo de Luanda.

Carlos Contreiras segundo a Lusa decidiu refugiar-se assim em Espanha por receios de morte. Contreiras segundo as suas próprias palavras terá sido alvo de uma tentativa de assassinato a tiro em Luanda, em inícios do passado mês de Setembro.

Indivíduos deslocando num carro todo-o-terreno e que já o seguiam há algum tempo dispararam contra a sua viatura, num acto em que saiu ileso.

A Voz da América tentou obter reacções do governo angolano, sobre este caso de denúncia de atentado a segurança de figuras políticas em Angola, mas todos os esforços foram em vão.

A opinião pública angolana reage, contudo, com prudência à notícia. Ouvido a partir de Luanda, o político e académico Justino Pinto de Andrade fala de Carlos Contreiras como uma figura controversa e de pouca importância para ameaçar o poder em Luanda.

No entender de Justino Pinto de Andrade a aludida tentativa de morte que terá sido alvo o líder do partido republicano de Angola, pode estar relacionada com a situação de insegurança reinante naquele país e não um acto deliberadamente político.


Relacionados

XS
SM
MD
LG