Links de Acesso

As Últimas de Washington


Irlandeses Aprovam Tratado de Lisboa

Os irlandeses aprovaram sábado, num segundo referendo, o Tratado de Lisboa, da União Europeia.

O Tratado de Lisboa destina-se a fortalecer a política externa da União Europeia e a facilitar a forma de aprovar as suas decisões.

Os irlandeses rejeitaram o tratado no ano passado por recearem que a Irlanda poderia perder a sua soberania em assuntos tais como o aborto e a neutralidade militar.

Todos os 27 países membros da União Europeia devem ratificar o Tratado de Lisboa antes de ele entrar em vigor, faltando agora apenas a Polónia e a República Checa o fazerem.

G-7 Analisa Economia Mundial

Os ministros das Finanças do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão), prometeram continuar com os programas financiados pelos governos até estar garantida uma recuperação económica.

Os ministros, reunidos em Istambul, na Turquia, disseram que a recuperação é ainda frágil e advertiram que níveis elevados de desemprego continuam a ser uma preocupação a par do volátil mercado de câmbios.

No final do encontro, os ministros do G-7 disseram que "movimentos desordenados" do valor das moedas, concretamente do dólar americano, poderá minar a recuperação da economia global.

O dólar americano há muito que é a principal moeda do mundo, sendo usado para uma variedade de transacções e para apreçar bens de consumo como o petróleo.

Emboscada Mata Soldados Senegaleses em Casamança

Fontes militares do Senegal informaram que rebeldes suspeitos emboscaram uma patrulha do exército perto da fronteira com a Guiné-Bissau, matando seis soldados.

As autoridades senegalesas disseram que o ataque terá sido efectuado por guerrilheiros do Movimento das Forças Democráticas de Casamança.

A emboscada ocorreu sexta-feira no sul do distrito de Niagha, a cerca de 120 quilómetros a leste da capital regional, Zinguinchor.

Os rebeldes acusam o governo do presidente Abdoulaye Wade de negligenciar o povo de Casamança, que é considerado o celeiro do Senegal.

Violência no Sul do Sudão

Funcionários governamentais no semi-autónomo sul do Sudão informaram que confrontos entre militares mataram pelo menos 13 pessoas, incluindo civis e soldados.

As autoridades disseram que a violência irrompeu sexta-feira no Estado de Unity, rico em petróleo, entre guarda-costas do governador do Estado e soldados do exército leais ao general Paulino Matip.

Os confrontos acontecem numa altura em que o partido governamental do sul do Sudão, o Movimento de Libertação Popular do Sudão, está a reclamar um grande campo petrolífero no Estado de Unity. Um tribunal arbitral concedeu a terra onde está o campo petrolífero em Julho ao governo nacional baseado no norte.

O sul do Sudão vai votar pela independência do norte num referendo em 2011. O voto é parte do acordo de paz de 2005 entre o norte e o sul do Sudão que pôs fim a 21 anos de guerra civil.

Governo Birmanês Fala Com Aung San Suu Kyi

Funcionários governamentais da Birmânia disseram que a líder da oposição Aung San Suu Kyi se encontrou hoje com o ministro do Trabalho, Aung Kyi.

O encontro de 45 minutos aconteceu uma semana depois da laureada com o Prémio Nobel da Paz ter enviado uma carta ao líder militar do país, Tan Shwe, oferecendo sugestões sobre como conseguir que o Ocidente levante as sanções contra a Birmânia, país asiático também conhecido por Myanmar.

Na sexta-feira, os advogados de Suu Kyi informaram que um tribunal distrital de Rangoon confirmou a sua condenação a mais 18 meses de prisão domiciliária por ter violado os termos dessa prisão a que já estava sujeita há cinco anos.

Filipinas Debaixo de Segundo Tufão

O tufão Parma causou já três mortes nas Filipinas, concretamente na província nortenha de Cagayan.

O tufão Parma, conhecido localmente por Pepeng, com rajadas de vento de 200 quilómetros por hora, atingiu hoje as Filipinas, destelhando casas, derrubando árvores e deitando abaixo linhas de energia.

Entretanto, na Indonésia, pelo menos 3000 pessoas poderão estar debaixo dos escombros na cidade de Padang devastada por um poderoso tremor de terra. O sismo causou até agora pelo menos 1100 mortos.

Na Índia, chuvas torrenciais mataram mais de 130 pessoas nos Estados de Karnataka e Andhra Pradesh e na Itália, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi informou que o número de mortos causados por deslizamentos de terras na Sicília poderá chegar aos 50.

Relacionados

XS
SM
MD
LG