Links de Acesso

As Últimas de Washington 


Irão Efectua Testes Com Mísseis

O Irão anunciou ter efectuado hoje testes de três mísseis de curto alcance e irá testar mísseis de longo alcance, um dos quais se crê que seja capaz de atingir Israel.

O general Hossein Salami disse que o Irão vai testar ainda hoje os mísseis de médio alcance Shabab-1 e Shabab-2 e o de longo alcance Shabab-3 na segunda-feira, com um alcance de 2000 quilómetros colocando Israel e algumas bases militares dos Estados Unidos sob seu alcance.

Os testes acontecem por entre uma crescente tensão entre o Irão e países ocidentais sobre o programa nuclear de Teerão, tendo o secretário da Defesa americano Robert Gates afirmado hoje que a decepção do Irão poderá levar a mais sanções.

Recontagem de Votos no Gabão

O Tribunal Constitucional do Gabão ordenou a recontagem total dos votos das eleições presidenciais do passado mês de Agosto.

Ali Ben Bongo, filho do falecido presidente Omar Bongo, foi declarado vencedor das eleições, mas candidatos da oposição desafiaram os resultados, classificando-os de fraudulentos.

O Tribunal Constitucional anunciou que a recontagem dos votos começa na terça-feira.

Eleições Legislativas em Portugal

Em Portugal estão a decorrer hoje as eleições legislativas onde se espera que o Partido Socialista seja o vencedor embora sem maioria absoluta.

Sondagens indicam que o PS, do primeiro-ministro José Sócrates, deverá obter 38 por cento dos votos. Os socialistas obtiveram 45 por cento há quatro anos.

O Partido Social Democrata (PSD) da antiga ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, deverá ficar em segundo lugar com cerca de 30 por cento.

Alemães Foram Hoje a Votos

Os alemães também foram hoje a votos onde a chanceler Angela Merkel é favorita à obtenção de um segundo mandato, mas não é claro se ela será capaz de formar uma nova coligação de centro-direita com o seu até agora parceiro de coligação.

Uma última sondagem indicava o Partido Cristão Democrata (CDU) de Merkel, com uma vantagem de oito a 11 pontos e vencedor das eleições com 33 por cento. O parceiro preferido para uma coligação, os Democratas Livres (FDP) aparecem com 14 por cento das intenções de voto.

Uma grande vitória de Merkel permitirá a chanceler quebrar com o seu actual parceiro, o Partido Social Democrata de centro-esquerda, de Frank Walter Steinmeier, mas as sondagens mostram uma corrida muito cerrada.

Relacionados

XS
SM
MD
LG