Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama Acusa Irão de Violar Resoluções da ONU

O presidente Barack Obama e outros líderes ocidentais acusaram o Irão de construir uma instalação nuclear secreta, uma acusação negada por Teerão.

Os líderes acusaram o governo do Irão de ter construído uma dissimulada instalação subterrânea para produzir combustíveis nucleares, insistindo que a Agência Internacional de Energia Atómica tenha acesso imediato para assegurar que não tenha sido construída para produzir armas nucleares.

Funcionários da administração Obama disseram que a construção da instalação viola as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que pedem ao Irão para parar o enriquecimento de urânio.

G-20 Quer Controlar Salários de Executivos Bancários

Funcionários da cimeira do G-20, a decorrer na cidade americana de Pittsburg, disseram que os líderes estão a trabalhar os pormenores finais de um acordo para limitar os riscos dos grandes bancos e controlar os salários dos seus executivos.

Alguns economistas responsabilizam os bancos por mergulharem a economia global numa recessão profunda, enquanto alguns países (incluindo a França e a Alemanha) manifestaram ultraje pelos grandes bónus dados aos executivos de falhadas empresas financeiras.

Funcionários do G-20 disseram que o acordo vai requerer que os bancos tenham mais dinheiro vivo em reserva, no caso dos seus investimentos saírem mal e que os salários dos executivos estejam ligados ao desempenho do banco.

Mugabe Discursa nas Nações Unidas

Prossegue hoje pelo terceiro dia a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, prevendo-se que hoje discursem 20 líderes mundiais.

O primeiro orador do dia foi o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, que acusou os países ocidentais de imporem sanções ilegais ao seu país.

Mugabe afirmou que potências ocidentais trabalharam arduamente para dividir as partes no que chamou de governo incluso do Zimbabué, tendo pedido aos países ocidentais para pararem o que disse serem as suas práticas sujas, clandestinas e divisivas. O primeiro-ministro zimbabueano Morgan Tsvangirai acusou políticos leais ao presidente Mugabe de continuarem a violar as leis e a ignorar os tratados internacionais.

Cinco Soldados Americanos Mortos no Afeganistão

Rebeldes no Afeganistão mataram cinco soldados americanos no sul do país, três pela explosão de uma bomba à beira do caminho e os outros dois através de disparos de armas ligeiras.

As mortes dos militares americanos acontecem numa altura em que a administração Obama está a decidir se envia mais tropas para o Afeganistão.

Encontram-se presentemente no Afeganistão 68 mil soldados americanos integrados numa força da NATO.

Sondagens dão Vitória ao PS em Portugal

Em Portugal, sondagens indicam que o Partido Socialista, do primeiro-ministro José Sócrates, vai vencer as eleições legislativas de domingo com 38 por cento dos votos.

Em segundo lugar deverá ficar o Partido Social Democrata, liderado pela antiga ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, com cerca de 30 por cento.

As sondagens dizem, no entanto, que o PS não vai ter uma maioria absoluta, como aconteceu há quatro anos atrás.

Crise das Honduras no Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai hoje analisar a crise política nas Honduras, onde o derrubado presidente Manuel Zelaya continua refugiado na Embaixada do Brasil para evitar ser preso.

As autoridades brasileiras pediram uma reunião de emergência depois de Zelaya ter regressado secretamente às Honduras na passada segunda-feira e o Brasil aceitou albergá-lo na sua embaixada em Tegucigalpa.

O presidente interino Roberto Micheletti disse que se encontrará com Zelaya se este reconhecer as eleições presidenciais marcadas para Novembro próximo.

Relacionados

XS
SM
MD
LG