Links de Acesso

As Últimas de Washington


General Adverte Para Perigo de Derrota no Afeganistão

O comandante-chefe da NATO no Afeganistão, o general norte-americano Stanley McChrystal, advertiu que a missão "provavelmente resultará num fracasso" se não forem enviadas mais tropas para o país no próximo ano.

Os jornais New York Times e o Washington Post publicaram nas suas páginas na Internet partes de uma avaliação confidencial feita pelo general McChrystal onde afirma que recursos inadequados arriscam a um conflito mais longo e dispendioso que resultará provavelmente numa derrota.

O presidente Obama e a sua equipa de segurança nacional estão a rever o relatório de McChrystal submetido ao secretário da Defesa, Robert Gates, no dia 30 de Agosto, para decidir o envio de mais tropas americanas para o Afeganistão.

Netanyahu Contra Suspensão de Construção de Colonatos

Funcionários israelitas disseram que o primeiro-ministro Netanyahu não vai desistir da sua oposição a uma suspensão total da construção de colonatos quando se reunir com o presidente Obama e o líder palestiniano Mahmoud Abbas esta semana.

Os três políticos vão encontrar-se terça-feira em Nova York a margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou hoje que os Estados Unidos não têm grandes expectativas sobre um acordo durante as conversações.

Gates e Barak Debatem Tecnologia Nuclear do Irão

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, reuniu-se segunda-feira em Washington, com o seu homólogo israelita, Ehud Barak.

Israel e os Estados Unidos partilham de preocupações comuns face a eventualidade do Irão estar a desenvolver tecnologia nuclear para fins armamentistas. Uma alegação que entretanto Teerão insiste em desmentir.

Ehud Barak disse ao jornal New York Times que Israel deseja que Washington continue com a sua diplomacia com Teerão, seguida da aplicação de fortes sanções. Aquele governante israelita não descartou entretanto a hipótese de uma acção militar contra o Irão.

Barak disse por outro lado que os Estados Unidos deveriam também concentrar-se na contenção do programa nuclear norte-coreano, devido segundo ele, a influência que o mesmo eventualmente teria sobre Teerão.

Para o governante israelita, a Coreia do Norte desenvolveu e testou mísseis de longo alcance nas barbas da China e da Rússia, sem que no entanto tivesse havido consequências.

Espera-se que representantes das potências ocidentais reúnam-se com negociadores iranianos já a 1 de Outubro próximo, para entre outros assuntos debaterem o programa nuclear iraniano.

Polícia Paquistanesa Controla Líder Militante Islâmico

A polícia paquistanesa está a restringir os movimentos de um líder de um grupo militante islâmico acusado pela Índia de ter sido o cérebro dos atentados do ano passado em Bombaim.

A polícia informou ter interceptado Hafiz Muhammad Saeed, o fundador do grupo militante Laskkar-e-Taiba, quando saía de casa para as celebrações do Eid al-Fitr que assinalam o fim do Ramadão. A polícia disse que Saeed recebeu uma ordem verbal para permanecer na sua casa.

Trata-se da segunda vez que as autoridades paquistanesas restrigem os movimentos de Saeed. Em Dezembro tinha sido colocado sob prisão domiciliária depois de uma comissão das Nações Unidas o ter colocado numa lista de pessoas acusadas de apoiar a al-Qaida.

Confrontos na Somália Matam 17 Civis

Testemunhas na parte leste da Somália, disseram que pelo menos 17 pessoas morreram em combates opondo as forças islamistas às do governo interino somali.

Residentes da cidade de Yood, na fronteira com a Etiópia disseram que homens armados afectos ao grupo Al Shabab atacaram domingo posições das forças governamentais nos arredores daquela cidade.

Ambas as partes reivindicaram vitória dos confrontos e desconhece-se quem de facto controla aquela cidade na parte leste da Somália.

Sabe-se entretanto que a maior parte das vítimas mortais eram membros da população civil.

O grupo Al Shabab e o seu aliado Hizbul Islam têm levado a cabo uma ofensiva militar contra as forças do governo interino somali, isto desde Maio último.

Ambos os grupos batem-se pelo derrube do governo somali e pela criação de um estado islâmico na Somália.

Tremor de Terra nos Himalaias

Um forte tremor de terra abalou segunda-feira a região dos Himalaias, matando pelo menos sete pessoas no estado montanhoso do Butão.

O terramoto foi sentido em Dhaka e Lhasa respectivamente cidades capitais do Bangladesh e do Tibete. Em Guwahati, a capital do estado indiano de Assam, vários edifícios ficaram danificados.

O ministro da Administração Territorial do Butão, Minjur Dorji confirmou à VOA a existência de vítimas mortais e de grande parte dos prédios da região de Monggar terem ficado danificados.

Ainda de acordo com aquele governante da pequena nação montanhosa do Butão, várias estradas de acesso ao interior ficaram totalmente bloqueadas, pelo que deverá levar algum tempo até que os funcionários governamentais tenham acesso às áreas remotas do país.

De acordo com o centro geológico dos Estados Unidos, o terramoto atingiu a magnitude de 6.3 e teve por epicentro a fronteira entre o Butão e a Índia e a praticamente a 180 quilómetros a leste da cidade de Thimphu, a capital do Butão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG