Links de Acesso

Brasil: Encontro Empresarial da CPLP  


Mais de mil empresários e ministros dos países lusófonos são esperados no V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, em Fortaleza, no estado brasileiro do Ceará. Pela primeira vez, o evento vai reunir os oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), já que as edições anteriores eram focadas apenas nas relações Brasil-Portugal.

O presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (CCPBC), Rômulo Alexandre Soares, deixa claro que o evento tem o objetivo de alavancar as relações comerciais e culturais entre os países que falam português. Soares explica que a crise econômica foi uma das responsáveis pela ampliação encontro de negócios para todos os países da comunidade de língua portuguesa.

“Diante da crise, ao invés de fazermos negócios entre dois povos, porque não fazermos negócios entre os oito países que falam língua portuguesa, uma comunidade de 250 milhões de pessoas ao redor do mundo em locais estratégicos”, afirma. “Mas, o evento vai tratar não somente da dimensão das nações de língua oficial portuguesa. A idéia é chamar as comunidades ao redor do mundo para discutir como podemos ampliar os negócios entre os falantes de português”, completa.

Como barreiras que impedem o comércio mais promissor entre a comunidade lusófona, Soares destaca a falta de informação e de logística. “Em termos de Brasil, por exemplo, a informação é uma grande barreira. No Brasil, a África ainda é algo muito distante. Outro ponto importante é a questão logística que vai ser amplamente discutida no evento. Nós temos vôos aéreos que levam mais de três horas entre o nordeste do Brasil e Cabo verde, mas temos cargas marítimas que podem demorar até 50 dias, isso porque não há ligação direta entre o nordeste brasileiro e Cabo Verde”.

No encontro, em Fortaleza, será apresentado um estudo sobre os gargalos do transporte marítimo e aéreo entre o Brasil e África, com o objetivo de aumentar os negócios. Alguns processos burocráticos relativos à circulação de pessoas e de documentos dentro da CPLP também ganharão espaço no evento. “Hoje, para o empresário angolano vir ao Brasil e vice-versa tem todo um processo burocrático que precisa ser ultrapassado. As câmaras de comércio luso-brasileiras também aprovaram uma resolução propondo aos governos português e brasileiro o fim da certificação consular de documentos”.

Sobre as críticas de especialistas avaliando que o Brasil “dormiu” por muito tempo em relação aos possíveis negócios na África, deixando a China em posição de vantagem, o presidente da CCPBC acha que a desconfiança foi o principal motivo, situação alimentada pela falta de conhecimento da realidade africana. “Muitos conhecem a realidade histórica e, às vezes, associam África aos processos políticos extremos. Grande parte dos países de língua portuguesa vive um processo democrático e estão em crescimento”, lembra. Para Rômulo Soares, a China está na frente porque tem feito o dever de casa. “Os números mostram isso. O comercio mundial dos países de língua portuguesa está em torno de 600 bilhões de dólares. Mas entre eles só movimentam 13 bilhões de dólares. Só China com esses países faz um comércio de 77 bilhões de dólares. Um único país soube tirar vantagem da questão do investimento do comércio exterior e alcançou uma posição estratégica, especialmente, na África.

No V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa, no Ceará, serão realizados negócios na prática. O evento será dividido em três partes: conferências - sobre agronegócio, infra-estrutura, recursos naturais, turismo e inovação tecnológica - além de exposição de produtos de grandes empresas da CPLP e rodadas de negócios.

XS
SM
MD
LG