Links de Acesso

Oitavo Aniversário dos Atentados de 11 de Setembro


Um pouco por todo os Estados Unidos, cerimónias comemorativas do oitavo aniversário dos atentados de 11 de Setembro tiveram hoje lugar, alguns com os presentes a observarem um minuto de silêncio em memória das vítimas, cujos nomes foram referenciados, em voz alta.

E foram ao todo, cerca de três mil pessoas, as vítimas mortais dos atentados terroristas contra as torres gémeas do World Trade Center em Nova Iorque, o edifício do Pentágono nos arredores de Washington e o avião da United Airlines que se despenhou em Pensilvânia.

Em Nova Iorque, os sinos das torres repicaram na hora exacta em que há precisamente oito anos, o primeiro dos aviões, desviado pelos terroristas embatia contra uma das torres gémeas do World Trade Center.

Aqui em Washington, o presidente Barack Obama participou numa cerimónia junto ao memorial do Pentágono, nos arredores da cidade capital americana.

Sob a intensa chuva que desde esta madrugada se abateu sobre Washington, o presidente Barack Obama apelou aos americanos para que permaneçam unidos no combate ao terrorismo.

"Renovemos a nossa determinação contra aqueles que perpetraram estes bárbaros actos e que continuam a conspirar contra nos. Em defesa da nossa nação, em momento algum fraquejaremos na perseguição dos extremistas da rede terrorista Al Qaida e seu aliados… nunca iremos vacilar."

O presidente dirigia a palavra a cerca de 500 presentes na cerimónia, incluindo alguns sobreviventes do ataque ao edifício do Pentágono e familiares das vítimas.

Para o presidente Barack Obama, apesar da brutalidade dos ataques, a América deve exaltar a beleza que foi a vida das vítimas.

"Eles eram inocentes. Sem ofender ninguém, eles levavam a sua vida rotineira. Mas tudo se foi, num momento terrível e hoje descansam para sempre na casa do Senhor."

O presidente Barack Obama prestou igualmente homenagem as equipas de resgate que prontamente responderam aos ataques no Pentágono assim como aos militares que desde os atentados de 11 de Setembro batem-se pela protecção dos Estados Unidos da América.

XS
SM
MD
LG