Links de Acesso

Últimas de Washington


Equipas de salvamento estão a efectuar buscas nas águas ao largo do sul das Filipinas onde um ferry se afundou causando a morte de pelo menos nove pessoas.

Dezenas de pessoas estão dadas como desaparecidas.

A Guarda Costeira das Filipinas disse que 900 pessoas foram salvas.

Entidades oficiais disseram que para além dos nove mortos confirmados, 60 outras pessoas estão dadas como desaparecidas.

Contudo as autoridades conseguiram transferir a maior parte dos passageiros e tripulação do Super Ferry 9 para outros navios e embarcações antes do ferry se afundar.

As autoridades afirmam que o ferry começou a afundar-se ao largo da Baía Siocon na província de Zamboanga do Norte. O capitão deu ordens para evacuação do navio antes deste se afundar.

Navios da marinha e helicópteros da força aérea das Filipinas estão a efectuar buscas pelos desaparecidos.

Os Estados Unidos enviaram para a zona um navio com uma equipa médica e helicópteros que estavam envolvidos em exercícios militares no sul das Filipinas.

EUA Querem Explicações da Coreia do Norte

O enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte disse que Pyongyang tem que clarificar noticias que atingiu a última etapa para o enriquecimento de urânio o que lhe daria um segundo meio de construir uma bomba nuclear.

Stephen Bosworth disse a jornalistas em Seul não ser a primeira vez que os Estados Unidos ouviram notícias sobre urânio enriquecido na Coreia do Norte.

Mas Bosworth acrescentou que a Coreia do Norte tem que clarificar as suas intenções para que possa haver progresso na eliminação de armas nucleares na península coreana.

Bosworth reuniu-se com o ministro dos negócios estrangeiros sul-coreano Yu Myung-Hwan.

Anteriormente o enviado americano tinha estado na China e vai partir ainda hoje para o Japão.

A viagem tem como objectivo encontrar uma resposta comum às recentes ameaças e gestos conciliatórios da Coreia do norte

Afeganistão: Comandante Alemão Poderá ter Violado Regras da NATO

Um comandante militar alemão no Afeganistão poderá ter violado as regras da NATO ao ordenar um ataque aéreo com base em informação de um só informador, disse o jornal Washington Post. Civis poderão ter sido mortos no ataque.

O jornal disse que o ataque foi uma violação das regras da NATO para se reduzir baixas civis. Essas regras proíbem ataques contra alvos civis com base numa única fonte de informação.

O jornal disse que o oficial alemão recebeu vídeo de avião americanos que mostrava imagens pouco claras de pessoas em redor de dois camiões cisterna carregando combustíveis que haviam sido desviados pelos Taliban. Mas aparentemente não era claro por esse vídeo se as pessoas em redor dos camiões transportavam armas.

O Washington Post disse que o informador insistiu que todos no local eram rebeldes. Com base nessa avaliação o oficial alemão deu ordens para um ataque.

O jornal disse que uma equipa de investigação da NATO concluiu que cerca de 125 pessoas foram mortas no ataque e que pelo menos 24 não eram rebeldes.

Afeganistão: Karzai Próximo da Vitória

Os últimos resultados das eleições no Afeganistão indicam que o presidente Hamid Karzai está prestes a alcançar a maioria para evitar uma segunda volta.

Esses resultados indicam que com cerca de 75 por cento dos votos contados Karzai tem 48,6 por cento dos votos enquanto o seu mais directo rival, Abdullah Abdullah tem 31,7 por cento.

As autoridades revelaram ter anulado os votos de 447 mesas de votos devido a alegações de fraude mas não revelaram quantos votos estão afectados pela medida

Polícias Mortos no Paquistão

No Paquistão três polícias foram mortos a tiro perto da capital Islamabad.

Um porta-voz da polícia disse que os corpos dos polícias foram descobertos Domingo de manhã.

O porta-voz disse que os homens foram aparentemente mortos com um tiro na cabeça quando dormiam.

Os policias guardavam uma ponte de caminhos-de-ferro em Hasan Abdal uma cidade a cerca de 40 quilómetros a ocidente de Islamabad.

O porta-voz recusou se a especular sobre se os assassinatos eram um acto de criminosos ou se poderiam estar ligado aos Taliban que frequentemente atacam polícias e membros das forças de segurança.

OMS Avisa sobre Epidemias no Sudão

A Organização Mundial de Saúde, OMS, avisou que uma parte do sul do Sudão corre um grande risco de epidemias.

A organização disse que o sistema de cuidados de saúde no Condado Ezo no Sudão foi afectado por contínuos ataques nessa zona por rebeldes do Exercito de Libertação do Senhor.

Uma porta-voz da OMS disse que os rebeldes pilharam centros de saúde e tornaram impossível a médicos levarem a cabo um programa de imunização em Agosto.

O porta-voz disse que isto deixa muitas crianças vulneráveis a sarampo, polio e outras doenças mortais.

As Nações Unidas afirmam que os recentes ataque do Exercito de Libertação do Senhor causaram milhares de deslocados incluindo muitos trabalhadores da saúde. Ezo faz fronteira com a Republica democrática do Congo e a Republica Centro Africana.

Zimbabwe: Constitucionalistas em Greve

Notícias provenientes do Zimbabwe afirmam que os legisladores encarregados de elaborarem uma nova constituição entraram em greve para protestar contra a falta de pagamentos.

O jornal governamental Sunday Mail disse que o comité especial decidiu numa reunião em Harare entrar em greve na Quarta-feira. O jornal cita o co-presidente do comité, Munyaradzi Paul Mangwana, como tendo dito que os membros daquele comité não receberam pagamentos que lhes são devidos e também não receberam os fundos necessários para viagens, computadores e outras despesas.

O Programa de Desenvolvimento da ONU prometeu dois milhões de dólares para o processo de elaboração de uma constituição. Mas Mangwana disse que muito pouco desses fundos foram entregues pelo governo.

O governo de unidade do Zimbabwe faz face a uma falta de fundos devido a anos de instabilidade política e colapso da económica.

Conselheiro de Barack Obama Demite-se

A Casa Branca anunciou que um conselheiro para a política ambiental do Presidente Barack Obama apresentou a sua demissão devido a uma controvérsia sobre declarações que fez no passado.

Van Jones pediu desculpas por ter assinado uma petição em que se levantava a possibilidade de entidades oficiais americanas terem permitido a ocorrência dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

Congressistas Republicanos criticaram Jones, descrevendo os seus pontos de vista de extremista não tendo lugar na administração.

Numa declaração emitida Domingo de manhã, Jones afirma que os seus oponentes estão a fazer uso de mentiras e distorções para desviar a atenção dos debates nos Estados Unidos sobre a reforma do sistema de saúde e adopção de novas políticas energéticas.

Jones disse que não podia pedir aos seus colegas para gastarem tempo a defender o seu passado.

Jones pediu também desculpas por ter feito comentários insultuosos sobre os Republicanos antes de se juntar à administração Obama.

XS
SM
MD
LG