Links de Acesso

Últimas de Washington


O comandante das forças americanas e da NATO no Afeganistão inspeccionou o local na província de Kunduz de um recente ataque aéreo que entidades locais dizem ter causado a morte de muitos civis.

O general Stanley McChrystal visitou Sábado a área no norte do Afeganistão onde na Sexta-feira um jacto americano destruiu dois camiões tanque de combustível que haviam sido desviados pelos Taliban.

A explosão causou a morte de cerca de 90 pessoas. Desconhece-se qual o numero de civis. A NATO iniciou uma investigação ao incidente.

Em declarações à televisão afegã o general McChrystal prometeu tornar público os resultados da investigação.

Comandantes militares alemães deram ordens para o ataque em Kunduz por recearem que os camiões tanque com combustíveis pudessem ser usados como uma arma num ataque suicida.

Entidades oficiais disseram que o ataque causou a morte de 56 militantes Taliban e de um grande número de civis, incluindo crianças que haviam sido chamados pelos Taliban para ajudar a descarregar os combustíveis dos camiões.

Irão: Líder da oposição Apela a Manifestações

O derrotado candidato às eleições presidenciais do Irão Mir Hossein Mousavi apelou à continuação dos protestos contra os resultados das mesmas.

Numa declaração emitida Sábado na sua página oficial da internet Mousavi apelou aos seus apoiantes para seguirem o que chamou da via verde por eles seguidas nos últimos meses em manifestações pequenas e grandes.

O verde foi a cor adoptada pela campanha de Mousavi e tem sido usada em bandeiras e outros símbolos durante manifestações da oposição que se seguiram às eleições em Junho.

O apelo de Mousavi surge dois dias depois do parlamento iraniano ter aprovado 18 candidatos escolhidos pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad para o seu gabinete de 21 membros.

Irão acusa Estados Unidos de Falsificar Documentos

O Irão acusou os Estados Unidos de falsificarem documentos e outra informação entregues à organização nuclear da ONU que disse que o Irão estudou meios de fabricar armas atómicas.

Numa carta enviada à Agencia Internacional de Energia Atómica e entregue Sábado a jornalistas, o enviado do Irão Ali Asghar Soltanieh acusou os Estados Unidos de fornecerem à agência documentos falsos. O enviado disse que os Estados Unidos não têm qualquer prova credível de que o Irão está a tentar obter armas nucleares.

O mês passado a agência publicou um relatório afirmando que o Irão continua a enriquecer urânio embora a um ritmo mais lento do que anteriormente noticiado. A Agencia Internacional de Emergência Atómica disse ainda que o Irão estava a cooperar com inspectores da ONU mas que se recusou a responder a perguntas sobre se o seu programa nuclear tinha uma componente militar.

Situação Tensa no Gabão

O centro petrolífero do Gabão, Port Gentil, permanecia Sábado em grande tensão na sequência da violência pós eleitoral em que duas pessoas foram mortas e que levou uma companhia petrolífera francesa a evacuar o seu pessoal estrangeiro.

A companhia Total evacuou trabalhadores e as suas famílias para a capital, Libreville, depois de manifestantes terem atacado as suas propriedades e incendiado o consulado francês nesta cidade portuária.

Durante a noite de Sexta-feira para Sábado registaram-se confrontos entre a polícia e manifestantes. Os confrontos começaram depois de ter sido anunciado que o filho do antigo presidente do Gabão foi eleito presidente.

O governo declarou Ali Bem Bongo como vencedor das eleições de 30 de Agosto mas candidatos da oposição disseram que as eleições foram fraudulentas.

Na Sexta-feira o dirigente de longa data da oposição Pierre Mamboundou apelou à resistência através de greve e desobediência civil.

Violência no Sul do Sudão

Entidades oficiais no sul do Sudão disseram que novos confrontos na região do Nilo Superior causaram a morte de 25 pessoas, incluindo um chefe tribal e a sua família.

As autoridades disseram que a violência começou na Sexta-feira quando homens fortemente armados atacaram uma aldeia da etnia Dinka em Bony-Thiang matando 20 civis.

As autoridades disseram que os aldeões Dinka retaliaram Sábadoatacando uma localidade Shiluk matando cinco pessoas.

Um porta-voz do exército do principal partido no sul do Sudão acusou um outro grupo de armar os aldeões Shilluk como parte de uma campanha para destruir os acordos de paz entre o sul e o norte assinados em 2005.

China: Dirigentes do partido e da Policia Demitidos em Urumqi

Na China o dirigente do partido comunista na cidade de Urumqi e o chefe regional da polícia foram demitidos na sequência de manifestações violentas que voltaram a fazer aumentar as tensões étnicas na zona.

A agência de notícias oficial Xinhua não deu uma razão para a demissão do dirigente local do partido e do director regional do departamento de segurança.

Esta semana milhares de chineses da etnia Han saíram às ruas de Urumqi exigindo melhor segurança depois de uma série de ataques bizarros envolvendo seringas.

Os manifestantes criticaram também as autoridades por serem demasiado lentas em punir os responsáveis pela onda de violência étnica que ocorreu em Julho entre Uighur maioritariamente muçulmanos e chineses da etnia Han. Nessa onda de violência quase 200 pessoas morreram na capital da região de Xinjiang.

Cinco pessoas morreram na Quinta-feira durante as manifestações. A calma reinava hoje em Urumqi. Milhares de membros das forças de segurança patrulham a cidade e estabeleceram postos de segurança em redor da cidade. Há noticias que sábado a polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar um ajuntamento de pessoas junto a edifícios do governo.

O vice-presidente da câmara disse a jornalistas que 21 Uighurs foram detidos incluindo quatro que foram acusados de envolvimento nos ataques com seringas.

Prosseguem Combates no Iémen

Entidades militares no Iémen disseram que prosseguem combates entre rebeldes e forças governamentais no norte do país.

Essas fontes disseram no Sábado que tropas governamentais e rebeldes estiveram envolvidos em violentos confrontos durante a noite na are de Malahidh nas províncias de Sa'ada e Amran, perto da fronteira com a Arábia Saudita. Os confrontos resultaram num número não especificado de baixas.

O governo do Iémen disse numa declaração emitida no sábado que os rebeldes haviam violado um cessar-fogo declarado na Sexta-feira.

O governo tinha anunciado a que iria suspender a sua ofensiva militar para que organizações de ajuda pudessem entregar alimentos e medicamentos a civis deslocados pelos combates nas províncias do norte.

Em Agosto o presidente do Iémen Ali Abdullah Saleh iniciou uma ofensiva terrestre e aérea contra rebeldes da seita shiíta Zaidi conhecidos também como al Houthis,

Os Zaidis dominam o noroeste do Iémen mas são uma minoria no país e rebeldes tem estado a combater o governo desde 2004

XS
SM
MD
LG