Links de Acesso

Gabão: Ministério do Interior Adopta Fortes Medidas de Segurança


No Gabão, o ministério do Interior adoptou severas medidas de segurança após motins da oposição terem levado a um recolher obrigatório nocturno na cidade de Port Gentil.

Os actos de violência seguiram-se ao anúncio de que o filho do antigo presidente ter sido eleito para lhe suceder.

O ministro do Interior indicou que o reforço das medidas de segurança se destinam a manter a ordem após o anúncio de que antigo ministro da Defesa Ali Ben Bongo tinha sido vencedor do sufrágio presidencial de domingo passado.

A proclamação desencadeou motins na cidade de Port Gentil, onde manifestantes da oposição incendiaram o edifício do consulado francês, pilharam estabelecimentos e libertaram prisioneiros que se encontravam na cadeia.

Durante o recolher obrigatório em Port Gentil, registaram-se incidentes de tiroteio esporádico, tendo o ministro do interior sublinhado que o recolher será mantido enquanto for necessário no caso de a calma não prevalecer.

O ministério dos estrangeiros francês revelou que as tropas francesas presentes no Gabão se encontram em estado de alerta tendo sido preparados planos para a evacuação dos nacionais franceses de Port Gentil na sequência dos ataques contra as instalações pertencentes a petrolífera Total.

Os planos de evacuação ainda não foram postos em marcha com os franceses a serem aconselhados simplesmente a manterem-se em casa.

A maioria das lojas na capital, a cidade de Libreville, mantiveram-se encerradas durante o dia de sexta-feira após as forças de segurança terem feito dispersar com gás lacrimogéneo os manifestantes. Os políticos aliados ao candidato da oposição Mamboundou indicam que ele ficou ligeiramente ferido durante os actos de violência, encontrando-se agora em local incerto.

Os actos de violência seguiram-se a dias de adiamento no anúncio dos resultados finais por que a comissão eleitoral se dividiu sobre a autoridade para investigar resultados de quase três mil secções de voto.

Durante o atraso, os três principais candidatos declararam-se vencedores do sufrágio.

Mas quando os resultados finais foram anunciados, a vitória foi atribuída a Bongo, com quase 42 por cento dos votos. O Ministério do Interior indicou que Mamboundou e o antigo ministro do Interior Andre Obame cada um com mais de vinte e cinco por cento dos votos.

O Gabão não tem uma segunda volta se nenhum dos candidatos não obtém mais de metade dos sufrágios.

Nos únicos comentários públicos desde que foi declarado vencedor, Bongo indicou que agora, mais do que nunca, o Gabão deve ser um exemplo em todas as áreas.

Referiu Bongo ser este o caminho que deseja construir com os gaboneses, prometendo empregar toda a sua energia durante o mandato para que foi eleito.

Bongo indicando que vai dar sempre prioridade a manutenção da paz e a consolidação da unidade nacional, e que a redistribuição da riqueza por todos é um imperativo não negociável.

Os candidatos da oposição Obame e Mamboundou rejeitaram os resultados, com Obama a indicar que alguns boletins de voto foram introduzidos nas urnas pelo partido no poder, e que os apoiantes da oposição foram excluídos da contagem dos boletins.

Mamboundou acusa igualmente o partido no poder de fraude indicando que o povo gabones não deseja que o poder seja transferido dinásticamente, de pai para filho.

Os observadores da União Africana referem que a votação decorreu numa atmosfera de calma e de tranquilidade apesar de irregularidades com a presença de agentes da segurança junto das urnas, da confusão sobre as leis eleitorais, a ausência de responsáveis durante a contagem de votos, e do facto de algumas urnas não terem sido adequadamente seladas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG