Links de Acesso

Cimeira Empresarial EUA/África Este Mês


Vai realizar-se no final deste mês aqui em Washington uma cimeira empresarial Estados Unidos África. Milhares de empresários, destacados dirigentes governamentais e pelo menos 10 chefes de estado Africanos vão participar na conferencia de três dias organizada pelo Conselho Empresarial Estados Unidos África.

Entre as delegações que vão estar presentes contam-se representantes de alguns dos países africanos de língua portuguesa em África, os Palops.

A conferência vai estar dividida em sessões de trabalho divididas por temas que incluem a agricultura, finanças, saúde, infra-estruturas, recursos naturais, energia, turismo e comércio.

O director do conselho empresarial Estados Unidos África, Stephan Hayes disse à Voz da América que o sector privado americano vai estar representado em força na conferência mas acrescentou que os investimentos privados americanos em África continuam a ser poucos.

"Tecnicamente o sector privado dos Estados Unidos é o maior investidor em África mas grande parte disso é no petróleo," disse Hayes.

"Se tirarmos o petróleo então outros países são maiores investidores," acrescentou afirmando ainda que "a China vai ultrapassar-nos este ano em investimentos em África".

As companhias americanas investem cerca de 40 mil milhões de dólares por ano em África mas a maior parte é na energia. A agricultura está a tornar-se num sector atraente para as empresas americanas, mas Hayes disse que a construção de infra-estruturas é outra área de oportunidade para os investidores americanos.

Para muitos investidores americanos África continua no entanto a ser vista como um continente de alto risco e o director do Conselho Empresarial estados Unidos África diz que não se pode ignorar essa percepção.

"Posso dar-lhe os mesmos conselhos que se pode dar nos Estados Unidos," disse.

"Há sempre risco nos investimentos. Portanto tem que se fazer investimentos com os cuidados e os preparativos que isso requer. Mas há muitos países em África que são bons lugares para se investir e que são também lugares sólidos para investimentos", acrescentou.

O conselho é uma organização que representa cerca de duzentas companhias americanas que representam 85 por cento dos investimentos privados americanos em África.

A cimeira empresarial Estados Unidos africana vai decorrer de 29 de Setembro e 1 de Outubro aqui em Washington. No ultimo dia da cimeira os chefes de estado presentes vão participar numa mesa redonda sobre a integração económica em África

XS
SM
MD
LG