Links de Acesso

As Últimas de Washington


Afeganistão: Situação séria

O comandante das tropas dos Estados Unidos e da NATO no Afeganistão concluiu uma revisão da estratégia naquele país e entregou a sua avaliação a responsáveis norte americanos e da Aliança Atlântica.

O general do exercito Stanley McChrystal sustenta que a situação no Afeganistão é séria, mas que o êxito pode ser obtido devendo ser efectuadas alterações estratégicas.

O secretario da Defesa Robert Gates afirmou por seu lado que aguarda o conteúdo da avaliação.

Japão: Vitória esmagadora do Partido Democrata

O líder do Partido Democrata do Japão e futuro primeiro-ministro, Yukio Hatoyama, deu arranque já a conversações para formar o novo Governo, para dar respostas rápidas às ansiedades dos eleitores – elevadíssima taxa de desemprego e envelhecimento populacional – que entregaram ao seu partido uma vitória histórica, confiantes nas promessas feitas em mudanças e reformas.

O triunfo dos centristas do PDJ nas eleições legislativas de domingo – que terá conquistado uns 308 assentos numa câmara de 480 deputados, de acordo com as estimativas dos média – pôs termo a um reinado de meio século dos conservadores do Partido Liberal Democrata.

Terceira Cimeira da União Africana

Os líderes africanos estão reunidos na Líbia para a terceira cimeira da União Africana do ano.

Ramtane Lamamra, chefe de segurança e paz, do grupo, disse que os líderes presentes na sessão especial, que começou na segunda-feira, terão em foco na sua agenda o que chamou de situações de todos os conflitos no Continente, acreditando os líderes reunidos, que poderão promover a paz através de conversações nos países onde insurrectos tem estado a lutar para derrubar os respectivos governos, tal como acontece na Somália.

A cimeira de Tripoli irá explorar igualmente formas de fortalecer a segurança na região sudanesa de Darfur, onde as Nações Unidas afirmam que milhares de pessoas morreram durante seis anos de luta entre os rebeldes e as forças do governo.

Alemanha organiza encontro sobre programa nuclear iraniano

A Alemanha anunciou que vai organizar ainda esta semana conversações, a seis, sobre o programa nuclear iraniano.

O porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros alemão precisou que as conversações serão realizadas ao nível de funcionários superiores, recusando-se a revelar o local ou data exacta do encontro, mas fontes das Nações Unidas e da França precisaram que as mesmas vão decorrer em Franqueforte.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas - os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Rússia e a China – mais a Alemanha tem se reunido regularmente para debate do programa nuclear iraniano.

O encontro desta semana devera centrar-se sobre a eventualidade da ONU de impor sanções mais severas contra a Republica Islâmica.

Relacionados

XS
SM
MD
LG