Links de Acesso

Gabão : Três Candidatos Já Declaram Vitória


A líder interina do Gabão apelou a calma após três dos candidatos ao sufrágio presidencial de ontem terem os três reivindicado a vitória.

A presidente interina Rose Rogombe afirmou que existirá um único vencedor no sufrágio presidencial e que enquanto o eleitorado aguarda os resultados oficiais todos devem demonstrar maturidade.

Rogombe sublinha que o Gabão é uma nação em paz, e que a população deve recusar ser manipulada pelos candidatos perdedores em demonstrações contra o vencedor. Referiu ainda que a violência não é tradição dos gaboneses a menos que sejam provocados.

Rogombe sublinhou que qualquer candidato que apele a violência nas ruas não é responsável nem democrata, pois em democracia a população deve aceitar tanto o que vence como os que perdem.

Três candidatos ao sufrágio de domingo já declaram a vitória.

O antigo ministro da defesa, Ali Ben Bongo, liderou uma lista para substituir o seu pai, Omar Bongo, que faleceu em Junho passado após 42 anos no poder. O filho do antigo presidente teve a campanha melhor financiada e a infra-estrutura do partido no poder, o partido Democrático do Gabão.

Faustin Boukoubi é o secretário-geral do partido.

Boukoubi afirmando que o partido no poder está absolutamente certo da vitoria, mas que em respeito pela lei, aguarda os resultados oficiais. Cerca de 40 por cento do eleitorado encontra-se na capital, a cidade de Libreville, onde Boukoubi indica uma corrida cerrada. Mas fora de Libreville, Boukoubi sustenta que Bongo detêm uma larga vantagem dos votos.

O candidato Pierre Mamboundou ficou em segundo lugar após Omar Bongo em 1998 e 2005, e desta vez sustenta ter saído vencedor esperando ser o próximo presidente do Gabão.

Mamboundou sublinha que não será possível que Ali Bongo vença por que partilha da responsabilidade pelos 42 anos do regime do seu pai. Mamboundou destaca que não pode antever como os gaboneses que se recordam daqueles anos podem votar no filho do antigo presidente.

Na véspera do sufrágio vários candidatos retiraram os boletins de voto e anunciaram o seu apoio ao antigo ministro do interior Andre Mba Obame, que abandonou o partido governamental quando este escolheu o filho do antigo chefe de estado para seu candidato.

Segundo os resultados recolhidos pela sua campanha, Obame sustenta deter cerca de 55 por cento dos sufrágios a nível nacional e aguardar que a comissão eleitoral anuncie ser ele o vencedor oficial.

A rede de televisão de Obame foi encerrada pela comissão nacional de comunicações por que a estacão tinha anunciado cobertura directa dos resultados eleitorais.

Os média locais e os jornalistas estrangeiros no Gabão estão proibidos de especular sobre os resultados ou as tendências de voto, e podem apenas divulgar resultados anunciados pelo ministério do interior divulgados nos média estatais.

Relacionados

XS
SM
MD
LG