Links de Acesso

Senador Edward Kennedy Vai Hoje a Enterrar


O influente senador democrata americano, Edward Kennedy, vai hoje a enterrar no Cemitério Nacional de Arlington perto da capital americana.

O senador repousará junto às campas dos seus dois irmãos, o presidente John F. Kennedy e o senador Robert Kennedy, ambos assassinados.

Edward Kennedy morreu na passada terça-feira com 77 anos de idade vitimado por um cancro no cérebro.

Durante os seus 47 anos no Senado, Kennedy ficou conhecido como um defensor dos ideais liberais opondo-se com firmeza aos senadores republicanos.

Contudo muitos dos seus colegas de todos os quadrantes políticos louvaram o senador pela sua capacidade de diálogo no que diz respeito a questões importantes tais como os direitos cívicos, a reforma do sector da saúde ou ainda a educação.

O seu funeral segue-se a vários dias de tributos de personalidades políticas proeminentes tanto do partido democrata como do partido republicano.

Líderes mundiais louvaram também o seu trabalho no que se refere à defesa dos direitos humanos realçando o papel desempenhado na abolição do aparteid na África do Sul.

Há poucos momentos realizou-se na catedral católica de Boston uma missa por alma do senador Kennedy na presença dos seus familiares e amigos e também de figuras proeminentes da vida politica americana tais como os ex-presidentes Jimmy Carter, Bill Clinton e George W. Bush.

O presidente Barack Obama fez o elogio fúnebre do falecido numa intervenção na basílica de Boston relembrando o legado da família Kennedy e o trabalho do senador Edward Kennedy em prol dos mais desfavorecidos.

XS
SM
MD
LG