Links de Acesso

Jacob Zuma em Harare


O presidente sul-africano Jacob Zuma encontrou-se esta sexta-feira em Harare, com o seu homólogo zimbabueano, com quem debateu formas de resolução da disputa no interior do frágil governo de unidade nacional do Zimbabue.

Zuma manteve conversações com o presidente Robert Mugabe e com o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, que assumiu a chefia do executivo governamental, na sequência dos acordos de partilha de poder de Fevereiro deste ano.

Na quinta-feira, durante um jantar de trabalho, Jacob Zuma manifestou-se confiante quanto à possibilidade das duas partes resolverem as suas divergências por forma a que o governo de unidade nacional funcione na sua plenitude.

Para o líder sul-africano, as divergências que ainda prevalecem não são de forma alguma insuperáveis.

Trata-se pois da primeira visita de estado de Jacob Zuma ao Zimbabue, isto desde que foi eleito presidente, em Maio último.

Um alto funcionário sul-africano que integra a delegação do presidente Zuma, disse que Zuma encontra-se em Harare para tentar pressionar o presidente Robert Mugabe a pôr cobro à perseguição dos apoiantes e partidários do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.

Espera-se por outro lado que o presidente Jacob Zuma assuma posições bem mais enérgicas que o seu predecessor, Thabo Mbeki, face à repressão política e aos abusos dos direitos humanos no Zimbabué.

XS
SM
MD
LG