Links de Acesso

Angola Recorda Oscar Ribas



Os angolanos recordaram aquele que é considerado o maior vulto da intelectualidade angolana do século XX

Óscar Ribas, completaria este ano 100 anos. Para assinalar o centenário do jornalista, ensaísta, etnólogo e escritor, a fundação com o seu nome e as autoridades angolanas, organizaram uma conferência internacional.

Investigadores culturais, intelectuais de diferentes áreas e estudantes universitários, reuniram-se no palácio dos congressos em Luanda, para enaltecer os feitos de um homem que transpôs as barreiras da deficiência visual e redescobriu a cultura angolana.

Óscar Bento Ribas, é tido como uma das figuras mais brilhantes da intelectualidade angolana do século XX, devido aos seus estudos aprofundados sobre a cultura nacional.

Com um percurso que despontou aos 18 anos de idade, Óscar Ribas iniciou a sua carreira literária, abrindo um período de publicação das novelas "Nuvens que passam" e "Resgate de uma falta", publicadas respectivamente em 1927 e 1929.

A dimensão da figura, as incidências dos seus estudos e a influência da sua capacidade criativa, são aprofundadas pelo Panguinho de Oliveira

XS
SM
MD
LG