Links de Acesso

Namibe: Cólera ou salmonela?


Na província angolana do Namibe várias pessoas morreram vitimadas por um surto de diarreia que as autoridades suspeitam poder tratar-se de cólera.

O director de saúde publica Pedro disse que 20 pessoas já morreram mas acrescentou que as primeiras amostras enviadas para o laboratório de análises clínicas de Luanda descartaram essa possibilidade, admitindo que seja uma infecção causada por salmonela.

Vyayauca disse considerar que a falta de cuidados higiénicos estão na base dessas infecções, porque apesar de as pessoas consumirem a mesma água, os casos têm sido isolados.

Anteriormente o governador do Namibe tinha exortado a uma campanha de prevenção contra a cólera que disse ser a causa das mortes. E conforme nos disse o Armando Chicoca o numero de mortos pode ser mais elevado. Ouça a reportagem.

As autoridades do Namibe decidiram por outro lado declarar caça aos animais vadios nas ruas das cidades vilas e aldeias. Isto para impedir que o surto de raiva que se regista em algumas províncias angolanas se alastre para o Namibe. Ouça a reportagem

XS
SM
MD
LG