Links de Acesso

Últimas de Washington


No Afeganistão, o candidato às eleições presidenciais e antigo ministro dos negócios estrangeiros Abdullah Abdullah afirmou que se registou fraude generalizada no escrutínio da semana passada.

Acusou ainda entidades oficiais da administração do actual presidente Hamid Karzai de estarem na origem das fraudes.

A campanha de Karzai negou tais acusações. As duas campanhas reivindicaram entretanto vitória. No entanto os primeiros resultados parciais de algumas províncias só serão conhecidos na terça-feira.

Situação no Afeganistão está a piorar diz general americano


O chefe do estado-maior americano, o general Mike Mullen afirmou que a situação no Afeganistão é séria e está a deteriorar-se.

Mullen afirmou hoje que os rebeldes talibãs estavam a melhorar as suas tácticas e a ficar mais sofisticados.

O chefe do estado-maior americano afirmou por outro lado que os militares americanos estão empenhados em evitar outro ataque terrorista em solo nacional e referiu que a actual estratégia no Afeganistão tem por objectivo derrotar a al Kaida e os talibãs seus aliados.

Paquistão: bombista suicida mata 3 pessoas

No Paquistão, um bombista suicida matou 3 pessoas e feriu pelo menos outras 15 num atentado na cidade de Peshawar no noroeste do país.

Segundo a polícia o incidente foi aparentemente um ajuste de contas entre dois grupos militantes rivais.

A polícia paquistanesa acrescenta que o incidente poderá estar relacionado com a explosão de um carro armadilhado ontem naquela cidade que vitimou dois elementos do grupo Ansar ul Islam.

Aquela organização opera na região e mantém uma longa rivalidade com outro grupo militante islâmico Lashkar e Islam.

Somália: confrontos na capital fazem 5 mortos


Na Somália, pelo menos 5 pessoas morreram em consequência de novos confrontos entre forças governamentais e rebeldes islâmicos na capital, Mogadíscio.

As duas partes trocaram fogo de morteiro durante a noite passada nas ruas da capital.

Ontem, o presidente somali Sheikh Sharif Sheikh Ahmed tinha apelado a tréguas afirmando acreditar que se pode alcançar a paz através do diálogo.

Desde quinta-feira passada os confrontos em Mogadíscio já causaram mais de uma centena de mortos na sua maior parte civis.

Ilhas Comores: encontrados restos mortais


Nas Ilhas Comores, foram encontrados os restos mortais de 6 pessoas que morreram no acidente aéreo verificado há dois meses atrás.

Um navio francês está entretanto a tentar recuperar a caixa negra do avião que se despenhou no Oceano Índico a 30 de Junho com 153 pessoas a bordo. Apenas uma adolescente sobreviveu ao impacto.

Desconhecem-se para já as causas do acidente.

Tanzânia: incêndio mata 12 crianças

Na Tanzânia 12 crianças morreram e outras 20 ficaram feridas em consequência de um incêndio num dormitório de uma escola.

O sinistro verificou-se ontem numa escola secundária na região de Iringa a cerca de 460 Km a sudoeste de Dar es Salaam.

Segundo a polícia regional o incidente teria sido causado por uma vela.

Zimbabué: novos desentendimentos no governo de unidade


No Zimbabué, uma reunião do conselho de ministros terminou hoje abruptamente depois do vice-primeiro-ministro ter acusado o presidente Robert Mugabe de ter falseado os resultados das eleições do ano passado.

Membros do partido ZANU-PF decidiram, com efeito deixar a sala para protestar contras as declarações de Arthur Mutambara.

O ministro da justiça Patrick Chinamasa afirmou que aquelas declarações eram irresponsáveis e destinadas a pôr em causa a legitimidade do seu partido no governo de unidade zimbabueano.






XS
SM
MD
LG