Links de Acesso

As Últimas de Washington


Afeganistão – Dois candidatos reclamam a vitória

As campanhas de dois dos candidatos no sufrágio presidencial no Afeganistão estão a reclamar vitoria na votação.

Responsáveis pela campanha de Hamid Karzai sustentam que o presidente detém uma vantagem suficiente para não ser necessária uma segunda volta.

Por seu lado um porta-voz do principal opositor do presidente, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Abdulla, reivindica ter a vantagem no escrutínio.

O Secretario geral da Comissão Eleitoral Independente sublinhava que ainda não foi feito o escrutínio da totalidade dos boletins de voto, e que os resultados preliminares não serão anunciados por mais alguns dias.

Coreia: Desarmamento nuclear

O negociador-chefe da China às conversações para o desarmamento nuclear da Coreia do Norte concluiu uma visita de cinco dias a Pyongyang.

Wu Dawei reuniu-se com o seu homólogo norte-coreano, e os dois discutiram “relações bilaterais, a situação regional e questões de interesse mútuo.”

China é o principal aliado da Coreia do Norte a quem tem pedido para que regresse à mesa das negociações das seis nações destinadas parar o programa nuclear norte-coreano.

Pyongyang tem dado novos sinais de envolvimento com o exterior. Esta semana, dois diplomatas norte-coreanos deslocaram-se ao estado norte-americano de Novo México, para conversações com o seu governador, Bill Richardson.

Richardson disse que os diplomatas indicaram que a Coreia do Norte está pronta a um novo diálogo nuclear com Washington. Mas o governo Obama reiterou que apenas considerará o diálogo bilateral dentro do quadro das negociações a seis.

OMS alerta para nova onda de gripe H1N1

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu hoje os governos para se prepararem para uma nova onda de gripe A H1N1 nos próximos meses.

A directora-geral da OMS, Margaret Chan, disse num simpósio sobre saúde em Pequim que muitos países poderão ver uma explosão no número de casos de gripe suína durante vários meses.

Funcionários das Nações Unidas afirmaram que países subdesenvolvidos com fracos sistemas de saúde são especialmente vulneráveis a um rápido alastramento do vírus H1N1, que já causou a morte a cerca de mil e 800 pessoas em todo o mundo, desde que apareceu pela primeira vez em Abril passado.

São Tomé: Comissão adia levantamento da imunidade

Em São Tomé, a comissão especializada da Assembleia Nacional adiou para a próxima semana a reunião de em que se previa o levantamento da imunidade parlamentar do deputado Delfim Neves para ser ouvido no âmbito do processo instrutório do caso STP Trading.

Delfim Neves é director administrativo e financeiro da firma cujos responsáveis são acusados de alegada corrupção na importação de géneros alimentícios do Brasil.

Um juiz santomense decretou entretanto a prisão preventiva do director-geral e comercial da STP Trading, Armando Correia e Osvaldo Santana respectivamente.

Madagáscar: Novas consultas

Líderes políticos Malgaxes reúnem-se de novo na próxima semana em Maputo para debater o processo de paz.

Os encontros vão ter lugar na Segunda e Terça-feira e visam concluir as consultas sobre a distribuição dos cargos políticos durante o período de transição no Madagáscar.

Inicio do Ramadão

A maior parte dos muçulmanos através do globo prepara-se para assinalar o inicio do mes santo islâmico do Ramadão.

O Islão segue o calendário lunar, sendo por essa razão que o inicio do seu feriado eh determinado pelo aparecimento da lua nova, afirmando os lideres religiosos islâmicos que dado o facto de a lua nova não ter aparecido o dia de sexta-feira fica a ser designada como o ultimo dia antes do inicio do Ramadão.

Os Muçulmanos em países, tais como a Argélia, o Egipto, a Indonésia, Iraque, o Sudão, a Síria, a Somália, os Estados do Golfo Arábico, e os Territórios Palestinianos, começam o jejum nas primeiras horas do sábado.

Durante o Ramadão os muçulmanos devem-se se abster de comer, beber, fumar e de relações sexuais desde a madrugada até o por do sol.

Relacionados

XS
SM
MD
LG