Links de Acesso

As Últimas de Washington


A polícia iraquiana anunciou que 95 pessoas morreram e 536 ficaram feridas em resultado de uma série de explosões ocorridas na cidade de Bagdade.

Os ataques foram os mais sangrentos registados na capital iraquiana desde que as tropas americanas retiraram das zonas urbanas, no dia 30 de Junho.

Uma das explosões ocorreu na fortemente fortificada Zona Verde, junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo feito estilhaçar as janelas do edifício do Parlamento iraquiano.

Afeganistão: Mais Violência

No Afeganistão, as forças de segurança mataram três atiradores que entraram à força num banco da capital, numa altura em que o país se prepara para uma massiva operação de segurança, nas vésperas da realização das eleições à escala nacional.

As forças de segurança atacaram o banco e, após uma prolongada batalha campal com os assaltantes que envergavam coletes suicidas, abateram-nos e recuperaram cerca de 30 armas.

Os taleban reivindicam responsabilidade pelo assalto e prometem mais actos de violência contra os afegãos que participarem nas eleições.

Arábia Saudita: Militantes Islâmicos Presos

As autoridades sauditas prenderam 44 militantes suspeitos de terem, alegadamente, planeado levar a cabo atentados terroristas.

O Ministério saudita do Interior anunciou, na quarta-feira, que os suspeitos fazem parte de um grupo radical islâmico não identificado.

De acordo com as autoridades, todos os detidos são de nacionalidade saudita, com excepção de um, tendo todos eles recebido treino na Arábia saudita e no estrangeiro na preparação de explosivos, na falsificação de documentos de identificação e no uso de armamento diverso.

Jacob Zuma em Luanda

O presidente Jacob Zuma, da África do Sul, encontra-se a fazer a sua primeira visita a Angola desde que assumiu a chefia do Estado sul-africano, em Maio deste ano.

Zuma viaja acompanhado por 11 ministros e por uma grande comitiva representativa do sector privado.
O governo sul-africano descreveu esta visita como a mais representativa desde as eleições democráticas, em 1994, na África do Sul.

Tripulação do "Arctic Sea" no Sal

A tripulação russa do navio "Arctic Sea" chegou ontem a Ilha do Sal, em Cabo Verde, de onde seguira por via aérea para a Rússia.

Entretanto, as autoridades russas informaram que os sequestradores armados do "Arctic Sea" exigiram um resgate e ameaçaram explodir o navio se as suas exigências não fossem atendidas.

Mas, as autoridades acrescentaram que os bandidos entregaram as suas armas quando o "Arctic Sea" foi cercado por navios de guerra russos ao largo da costa de África e ordenado a parar.

Detalhes sobre a misteriosa viagem do "Arctic Sea" da Finlândia ate ao largo do arquipélago de Cabo Verde continuam por ser revelados.

Somália: Governo Controla Nova Cidade

Forças do governo de transição da Somália capturaram uma cidade que se encontrava em poder de insurrectos islâmicos, a segunda localidade reconquistada esta semana.

Testemunhas afirmam que soldados governamentais assumiram sem qualquer resistência o controlo de Luuq, localizada a cerca de 400 kms a noroeste da capital, Mogadixo.

Luuq estava anteriormente controlada pelo grupo militante islâmico Hizbul Islam, cujos combatentes abandonaram as suas posições perante o avanço das tropas governamentais.

Zimbabué: Onze Mortos na Estrada

No Zimbabué, a polícia anunciou que 11 pessoas foram mortas em resultado de uma colisão frontal entre um autocarro e um camião. O acidente deu-se na terça-feira, próximo de Harare, quando um camião tentava ultrapassar uma outra viatura indo embater num autocarro que seguia em sentido contrário.

Todos os 11 mortos, seis dos quais da mesma família, viajavam a bordo do camião que regressava de um funeral.

No início deste mês, morreram pelo menos 33 pessoas em dois outros acidentes na estrada, próximo da capital zimbabuena.

Relacionados

XS
SM
MD
LG