Links de Acesso

As Últimas de Washington


Um bombista suicida fez embater um camião carregado de explosivos contra a sede da polícia, na república russa da Ingushetia, matando 2O pessoas e ferindo mais de cem.

As autoridades locais dizem que o atentado bombista ocorreu esta segunda-feira, em Nazran, quando os polícias se encontravam em formatura, foi o mais mortífero ocorrido nos últimos anos.

O camião estava carregado com 200 quilos de explosivos. As sentinelas abriram fogo, mas não conseguiram impedir que a viatura tivesse embatido contra o portão do quartel da polícia.

Encontrado o "Arctic Sea"

O ministro russo da Defesa, Anatoly Serdyukov, anunciou que a marinha do seu país já encontrou o navio cargueiro que tinha desaparecido depois de ter saído do Canal da Mancha, no fim do mês passado.

O ministro precisou que o navio "Arctic Sea" foi encontrado ao largo da costa de Cabo Verde e que a sua tripulação já foi transferida para um navio de guerra russo. Os 15 tripulantes russos encontram-se bem e estão a ser interrogados acerca das circunstâncias do desaparecimento. O ministro adiantou que a tripulação não estava sob controlo de ninguém armado quando o navio foi localizado.

Anteriormente, a polícia sueca disse que o cargueiro em causa se encontrava no Mar Báltico, no mês passado, quando foi invadido por dez homens armados, dizendo ser uma força policial anti-droga. Alegadamente, aqueles elementos amarraram todos os membros da tripulação, tendo abandonado o navio 12 horas depois, sem terem roubado nem dinheiro nem carga.

Afeganistão: Campanha Presidencial

Os candidatos às eleições presidenciais do Afeganistão realizaram os seus comícios de encerramento, tendo em vista a votação que vai ter lugar na quinta-feira.

Na capital, o principal candidato rival do actual presidente é Abdullah Abdullah que discursou perante um ruidosa multidão de milhares de apoiantes, numa sessão de esclarecimento que teve lugar no estádio olímpico nacional.

Os restantes candidatos realizaram comícios noutros locais, um pouco por todo o país.

De acordo com as sondagens, o candidato favorito é o actual presidente Hamid Karzai, mas a sua vantagem tem vindo a diminuir nas últimas semanas, não sendo agora claro se algum dos candidatos irá conseguir mais de 50 por cento dos votos na primeira votação, para evitar uma segunda volta.

Tropa dos EUA no Iraque

O principal comandante das tropas americanas no Iraque quer estacionar mais soldados americanos nas disputadas áreas do Norte daquele país, onde tem havido um aumento recente de violência.

O general Ray Odierno disse, esta segunda-feira, que soldados americanos irão apoiar tanto tropa do governo iraquiano como do Curdistão para garantir a segurança naquela região marcada por tensões entre árabes e curdos.

Corrupção: Chiluba Ilibado

O antigo presidente da Zâmbia, Frederick Chiluba, foi ilibado de acusações de corrupção, na sequência de um julgamento que durou seis anos.

O juiz Jones Chinyama leu a sentença, esta segunda-feira, num tribunal de Lusaca.

Chiluba tinha sido acusado de ter desviado perto de meio milhão de dólares de dinheiros públicos, durante a sua presidência de dez anos, que terminou em 2001.

O julgamento arrastou-se durante seis anos devido a questões jurídicas e ao estado de saúde precário de Chiluba.

O antigo presidente Chiluba foi acusado, depois do sucessor por si escolhido, o falecido Levy Mwanawasa, ter lançado uma campanha anti-corrupção, tendo retirado ao seu antecessor e antigo mentor toda a imunidade para que fosse levado a tribunal.

Corpo de Paz Retira da Mauritânia

O Corpo de Paz, um programa de ajuda do governo dos EUA, retirou mais de cem trabalhadores voluntários da Mauritânia devido a preocupações de segurança.

Um comunicado do Corpo de Paz informa que os voluntários daquela organização foram transferidos para o Senegal, adiantando que estes não irão regressar à Mauritânia.

Aquela organização adianta que vai continuar a acompanhar o evoluir da situação na Mauritânia para determinar quando será seguro enviar para lá novos voluntários.

A violência desencadeada pelos extremistas aumentou na Mauritânia, um país muçulmano moderado, está a aumentar.

Somália: Ataque Contra Instalações da ONU

Funcionários da ONU na Somália anunciaram que guardas rechaçaram um ataque desencadeado contra um complexo dos serviços de ajuda humanitária, matando três dos assaltantes. Um dos guardas ficou ferido.

De acordo com a ONU, um grupo de cerca de dez homens armados atacou os armazéns do Programa Alimentar Mundial na localidade de Wajid, na noite de domingo.

Entretanto, no Sul da Somália forças pró-governamentais recapturaram uma localidade que se encontrava em poder do grupo militante al-Shabab, que pretendem estabelecer um Estado islâmico na Somália.

Zuma: Cem Dias de Governo

Assinalaram-se, na segunda-feira, os primeiros cem dias no cargo do presidente Jacob Zuma, da África do Sul, com os partidos da oposição elogiando-o, a par de críticas que eram esperadas.

O principal partido da oposição, a Aliança Democrática, disse que Zuma tem sido um presidente "aberto e amigo", elogiando-o por ser honesto na sua abordagem dos problemas da África do Sul, incluindo no que toca à criminalidade, desemprego e SIDA.

Tanto a Aliança Democrática como o Partido Cristão-Democrata Africano apoiaram as visitas que Zuma efectuou às escolas sul-africanas com maiores problemas.

Na sua avaliação negativa, grupos da oposição criticaram o novo presidente por não ter mostrado liderança em questões importantes como seja a má prestação de serviços por parte do Estado.

Relacionados

XS
SM
MD
LG