Links de Acesso

As Últimas de Washington


Os Taliban reivindicam responsabilidade pela explosão ocorrida em Cabul, a capital afegã, no sábado, matando pelo menos sete pessoas e ferindo mais de 90, a apenas poucos dias das eleições presidenciais naquele país.

As autoridades afegãs afirmam que um bombista suicida conduziu um automóvel até à entrada da sede da NATO, numa das zonas mais fortificadas da capital afegã e fez deflagrar os explosivos. Foi o primeiro atentado bombista desta grandeza em Cabul nos últimos seis meses.

A NATO afirma que ficaram feridos, pelo menos, cinco soldados seus, mas a maior parte das vítimas são afegãos. A violência da explosão abanou as vidraças das janelas a vários quilómetros de distância.

Ataque Bombista no Paquistão

No Paquistão, a polícia anunciou que pelo menos cinco soldados foram mortos em resultado de um ataque suicida ocorrido na região do Vale de Swat.

Responsáveis pelos serviços de segurança afirmam que um bombista suicida fez embater uma viatura carregada de explosivos contra um posto de controlo na localidade de Khaawaza Kehla, no sábado. Pelo menos quatro soldados paquistaneses ficaram feridos.

Palestina: Hamas Contra Al Qaida

O líder de um grupo palestiniano próximo da al-Qaida foi morto na sequência de um batalha campal que durou várias horas travada com elementos do Hamas e que resultou na morte de 24 pessoas, tendo ficado feridas mais de 120.

Fontes do Hamas anunciaram que o clérigo da linha dura Abdel Latif Moussa, líder do movimento Soldados dos Seguidores de Deus, foi morto no sábado, em resultado de uma explosão. Ignora-se se a referida explosão terá sido provocada pelo Hamas se pelos próprios simpatizantes do clérigo, que se encontrava cercado na sua própria casa.

Na sexta-feira, Moussa havia declarado um emeritado islâmico na Faixa de Gaza, impondo a aplicação estrita da sharia, a lei islâmica, desafiando o Hamas, que controla aquela região.

Senador Web Reunido com Suu Kiy

O senador norte-americano John Webb manteve hoje em Rangun um encontro com a opositora birmanesa e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, depois de se ter reunido com o "número um" da Junta Militar, general Than Shwe. O norte-americano John Yettaw, detido na Birmânia, foi libertado e seguirá para os Estados Unidos acompanhado do enviado do Presidente Barack Obama, o senador John Webb, informou o gabinete deste em comunicado.John Webb, funcionário de alto nível dos Estados Unidos familiarizado com a Birmânia desde 1962, conversou com Suu Kyi numa casa de hóspedes governamental, onde a activista de Direitos Humanos foi levada de automóvel desde a sua casa, onde cumpre uma pena de 18 meses de prisão domiciliária.


Relacionados

XS
SM
MD
LG