Links de Acesso

As Últimas de Washington


Hillary Clinton na Nigéria

A secretária de Estado Hillary Clinton encontra-se na Nigéria, quinta etapa da sua digressão por sete países africanos, tendo-se reunido hoje em Abuja com o seu homólogo nigeriano e manteve um encontro com o presidente Umaru Yar'Adua.

Clinton reuniu também com organizações não-governamentais que trabalham na Nigéria em prol da boa governação e transparência.

O secretário de Estado adjunto para os Assuntos Africanos, Johnnie Carson, que acompanha Hillary Clinton, afirmou que os Estados Unidos desejam fortalecer os laços com a Nigéria, que classificou como o mais importante país na África sub- Saariana.

Carson ressalvou no entanto que a Nigéria enfrenta grandes desafios, incluindo uma corrupção galopante, conflitos religiosos entre muçulmanos e cristãos e violência na região petrolífera do Delta do Níger.

Depois da Nigéria, Hillary Clinton desloca-se a Libéria terminando a sua digressão africana em Cabo Verde.

Obama Homenageia Sónia Sotomayor

O presidente Barack Obama ofereceu hoje uma recepção na Casa Branca em honra da juíza Sónia Sotomayor, a primeira hispânica a fazer parte do Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

A juíza conselheira, filha de pais portoriquenhos, agradeceu ao presidente Obama e ao Senado por lhe terem dado a honra de servir no Supremo Tribunal, afirmando estar profundamente rendida pela responsabilidade de salvaguardar as leis da nação.

Ataque a Mesquita na Puntlândia

Homens armados mascarados irromperam numa mesquita na região somali da Puntlândia, matando pelo menos cinco pregadores visitantes do Paquistão.

Testemunhas oculares disseram que os assaltantes forçaram vários pregadores islâmicos a saírem da mesquita, na cidade de Galkayo, após o que dispararam contra eles, matando cinco e ferindo dois.

Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo ataque. A Puntlândia, uma região semi-autónoma, tem estado relativamente pacífica comparada com a capital somali, Mogadíscio.

Suspensa Greve na Eskom

O maior sindicato da África do Sul suspendeu uma greve dos trabalhadores da companhia estatal de electricidade Eskom.

Num comunicado, o Sindicato Nacional dos Mineiros disse que a acção contra a Eskom foi suspensa estando pendente do resultado das actuais conversações laborais.

Os trabalhadores da Eskom querem um subsídio de habitação para além de um aumento salarial. A Eskom ofereceu um aumento salarial de 10 e meio por cento, mas recusa-se pagar o subsídio de habitação.

Uma greve na Eskom pode ter um impacto severo na economia da África do Sul, que se encontra num período de recessão, -uma vez que fornece 90 por cento da electricidade do país.

Detido Acusado de Genocídio no Ruanda

Autoridades no Congo-Kinshasa prenderam um antigo presidente de Câmara ruandês acusado de ter participado no genocídio de 1994 naquele país da região dos Grandes Lagos.

Gregoire Ndahimana, detido na província do Kivu do Norte, está ligado ao massacre de mais de 1000 étnicos Tutsis que procuraram refúgio numa igreja, tendo sido mortos quando o templo foi destruído por bulldozers.

Ndahimana enfrenta acusações de genocídio e crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional para o Ruanda, sedeado na Tanzânia.

Advogados de Suu Kyi Apelam da Sentença

Os advogados da líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi informaram que vão apelar da sentença que lhe foi aplicada por ter violado os termos da sua prisão domiciliária.

Suu Kyi foi condenada a três anos de cadeia, posteriormente comutada a 18 meses de prisão domiciliária, por ter permitido que um intruso americano permanecesse na sua casa em Maio passado.

A sentença gerou uma onda de fortes críticas de muitos líderes mundiais, incluindo o presidente Barack Obama e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Presidente da Costa Rica Contrai Gripe Suína

O presidente da Costa Rica, Óscar Árias, informou que contraiu a gripe suína, também conhecida por gripe A.

O laureado com o Premio Nobel da Paz em 1987 pelos seus esforços para terminar os conflitos armados na Nicarágua, Salvador e Guatemala, que sofre de asma, encontra-se a recuperar em casa.

A OMS declarou a gripe suína uma pandemia e disse que mais de dois mil milhões de pessoas poderão ser infectadas com o vírus H1N1.

Relacionados

XS
SM
MD
LG