Links de Acesso

Um Centro para Coordenar a Segurança


Através dos Estados Unidos os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 provocaram mudanças no modo como se encaram possíveis ameaças e como fazer face a elas. A criação do departamento de segurança interna foi uma das consequências. Mas um dos problemas é a coordenação já que os Estados Unidos são um país muito descentralizado em termos de organização politica e administrativa. Para melhorar essa coordenação foi criado o Centro para a Segurança e Defesa Interna onde todos os anos cerca de 120 estudantes terminam cursos . O centro fornece também recursos na internet que são accionados por mais de 30 mil profissionais através do país que lidam com questões de segurança.

Com efeito, as diferentes partes dos Estados Unidos fazem face a ameaças diferentes que podem ir desde furacões na costa do Golfo do México a tremores de terra na Califórnia . Um problema comum 'é a possibilidade de ataques terroristas.

Entidades oficiais de todo o país deslocam-se para o centro de defesa e segurança interna para avaliar as ameaças em dois diferentes fóruns: um programa de treino para directores e executivos e um programa pós graduação que resulta num Mestrado.

Os participantes nestes programas trabalham para departamentos e agências governamentais através dos Estados Unidos.

O vice comandante dos bombeiros na cidade de Los Angeles Mario Rueda disse que o trabalho dos bombeiros já não é o mesmo de há décadas atrás e que expandiu muito.

Hoje em dia um bombeiro tem que estar preparado e treinado para responder 24 horas ao dia, sete dias por semana a problemas que podem estar relacionados com materiais tóxicos, busca e salvamento em centros urbanos, questões relacionadas com a queda de aviões, acidentes em sistemas de transporte, barcos que se afundam, problemas em arranha-céus. Há toda uma variedade de problemas e o publico espera que nós sejamos capazes de lidar com eles", disse.

O estado da Florida e costa do Golfo do México fazem face anualmente à possibilidade de furacões. Mas o vice conselheiro para segurança interna da Florida, Scott McAllister afirma que todos devem estar prontos para desastres não previstos quer naturais quer causados pelo homem. McAllister disse que os ataques terroristas de 11 de Setembro são um exemplo claro disso:

"Provavelmente não havia muita gente que pudesse imaginar o conceito de se usar aviões civis como armas para atacar edifícios . Isto quer dizer que a questão a que fazemos face é estarmos prontos para fazer face e antecipar uma ameaça desconhecida", disse ele.

Já Elen Gordon do centro para a defesa e segurança interna faz notar que nos Estados Unidos a autoridade está descentralizada o que torna toda a coordenação um questão difícil e um desafio. O poder nos Estados Unidos está dividido entre o presidente, o congresso e os tribunais e depois dividido entre os poderes nacionais, estaduais e a nível mesmo de condado. Cada uma dessas administrações tem a sua autoridade sobre as suas forças policiais e as leis dos estados podem variar de um para outro.

É preciso que todos os três níveis do governo, todos os ramos do governo a todos os níveis e ainda que o sector privado cooperem. É um desafio mas tem funcionado", disse ela

XS
SM
MD
LG