Links de Acesso

Angola e Cabo Verde na Rota de Hillary Clinton


A secretária de Estado, Hillary Clinton, iniciou segunda-feira, uma digressão a África para reiterar o compromisso da administração Obama de transformar aquele continente numa das prioridades do seu calendário político.

A primeira escala da chefe da diplomacia americana a sete nações africanas será o Quénia, onde participará no Fórum da AGOA, a Cooperação Comercial e Económica Americano-Subsaariana, que tem por objectivo promover o comércio entre os Estados Unidos e os países africanos.

Durante a sua visita a África, Clinton irá também a África do Sul, Republica Democrática do Congo, Nigéria, Libéria e Cabo Verde.

A visita da secretaria de Estado a África acontece a menos de um mês depois do presidente Barack Obama ter estado no Gana onde foi entusiasticamente acolhido na sua qualidade de primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, disse que a visita de Hillary Clinton a Angola e Cabo Verde, reforça a Lusofonia no contexto internacional.

Por outro lado, na sexta-feira, a organização não- governamental americana, Human Rights Watch, pediu a Secretaria de Estado americana para, nas suas palavras, insistir na questão dos direitos humanos, e ainda, que durante a sua passagem por Angola, uma das grandes potências energéticas da África, insista também para que, citamos, o exército actue em conformidade com as leis internacionais sobre direitos humanos em Cabinda, um enclave rico em petróleo.

Em Angola, Clinton vai encontrar-se com o presidente José Eduardo dos Santos e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Assunção dos Anjos, com quem já esteve em Washington, há um mês.

XS
SM
MD
LG