Links de Acesso

PAM: Operações Aéreas em África não Têm Verbas


O Programa Alimentar Mundial, PAM, anunciou que poderá ter que pôr termo ao seu serviço de apoio aéreo a várias zonas de África devido a falta de verbas

O PAM afirma que o Chade poderá ser o primeiro país a sofrer as consequências dessa falta de verbas. Aquela agência de auxílio humanitário das Nações Unidas afirmou que o seu serviço aéreo para aquele país devastado pela guerra poderá ser cancelado a partir do dia 15 deste mês.

Devido a isso a agência terá que reter os seus funcionários que iriam participar em missões em campos de refugiados. A porta-voz do PAM, Emilia Casella afirmou que aquele serviço transporta mensalmente 4 mil funcionários de agências de auxílio para 10 destinos no Chade. De acordo com Casella eles garantem auxílio a 250 mil refugiados da região sudanesa de Darfur e a 180 mil pessoas deslocadas internamente.

" Eles afirmaram-nos, disse ela, que sem este serviço as agências humanitárias não poderão aceder a regiões do leste e do sul do país que são zonas particularmente inseguras e difíceis." Casella acrescentou que o montante necessário para manter este serviço em funcionamento é relativamente pequeno. Segundo ela são necessários apenas 6 milhões e 700 mil dólares para garantir o apoio ao Chade até ao final do ano.

A porta-voz do PAM acrescentou que o serviço para a região da África Ocidental também está em risco envolvendo a Libéria, Serra Leoa e Guiné. Ainda segundo aquela responsável do PAM são necessários cerca de 3 milhões e 300 mil dólares para manter esse último serviço até ao final de 2009.

XS
SM
MD
LG