Links de Acesso

As Últimas de Washington


Zuma Ameaça Manifestantes

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse que a Polícia vai continuar a "actuar rapidamente" contra manifestantes que tomaram as ruas para exigir melhores serviços governamentais.

Falando a um grupo de dirigentes empresariais, Zuma afirmou que as pessoas tem o direito de protestar, mas que "não há justificação para a violência, pilhagem… ou ataques a estrangeiros".

Manifestantes pedindo melhores casas e serviços de água e electricidade bloquearam esta semana estradas e lançaram fogo em bairros suburbanos ao redor de Joanesburgo. Num incidente, a Polícia disparou balas de borracha para dispersar uma multidão indisciplinada.

Oposição Mauritaniana Rejeita Resultados Eleitorais

Na Mauritânia, opositores do presidente-eleito Mohamed Ould Abdel Aziz rejeitaram os resultados da primeira volta das presidenciais que lhe atribuem 52 por cento.

O líder do principal partido da oposição, Ahmed Ould Daddah, pediu a todos os mauritanianos para rejeitaram o que chamou de um "golpe de estado" e enveredarem numa luta democrática para defenderem o seu direito de escolha.

Na quinta-feira, o Conselho Constitucional Mauritaniano validou os resultados das eleições de sábado passado, porque não houve provas de fraude. A decisão do Conselho não pode ser apelada, o que deixa a oposição pouco mais do que convocar manifestações públicas de desagravo.

Gripe Suína Alastra-se

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que o vírus H1N1 da gripe suína, também conhecida por gripe A, espalhou-se a quase todos os países do mundo, matando cerca de 800 pessoas desde que emergiu em Abril último.

Um porta-voz da OMS afirmou que uma das principais prioridades é fornecer vacinas aos países subdesenvolvidos para combaterem o vírus, tendo acrescentado que as primeiras vacinas estarão disponíveis antes de chegar o tempo frio no Hemisfério Norte.

O porta-voz acrescentou que havia mais de 130 mil casos confirmados em laboratório de gripe suína, antes da OMS deixar de reporta-los na semana passada, calculando que actualmente haverá em todo o mundo centenas de milhar de casos.

Julgamento de Aung San Suu Kyi

Na Birmânia, os advogados de defesa da detida líder da oposição Aung San Suu Kyi apresentaram os seus argumentos finais, num esforço para salvar a laureada com o Prémio Nobel da Paz de uma possível sentença de cinco anos de prisão.

O seu julgamento, no interior da prisão de alta segurança de Insein, em Rangun, recomeçou hoje depois de semanas de atrasos e por entre forte condenação internacional. Diplomatas da Grã-Bretanha, Franca, Alemanha e Itália foram autorizados a assistir a sessão de hoje.

A liderança militar birmanesa acusou Suu Kyi, de 64 anos, de violar os termos da sua prisão domiciliária, ao autorizar que um intruso pernoitasse na sua casa em Maio último.

Presidente Hondurenho Tenta Regressar as Honduras

O derrubado presidente hondurenho, Manuel Zelaya, encontra-se numa cidade da Nicarágua perto da fronteira com o seu país, preparando um possível regresso as Honduras.

Zelaya, que foi quinta-feira para Esteli acompanhado por uma caravana de apoiantes e jornalistas, não disse exactamente quando e como é que irá tentar reentrar nas Honduras.

Zelaya disse que tem o direito de regressar a casa, mas o governo do presidente interino Roberto Micheletti ameaçou prende-lo se puser pé nas Honduras.

Astronautas Fazem Longo Passeio Espacial

Os astronautas americanos Chris Cassidy e Tom Marshburn vão realizar hoje um longo passeio espacial de sete horas e meia para acabar com tarefas que ainda estão por cumprir.

Cassidy e Marshburn precisam de substituir quatro das seis baterias que alimentam o sistema de energia solar da Estacão Espacial Internacional.

Os dois astronautas vão também instalar uma câmara de vídeo no alpendre Kibo, de fabrico japonês, onde experiencias podem ser feitas quando ele está exposto ao espaço.

Relacionados

XS
SM
MD
LG