Links de Acesso

As Últimas de Washington


Helicóptero Despenha-se no Afeganistão

Um helicóptero civil despenhou-se no Afeganistão durante uma descolagem no sul do país, matando 16 pessoas.

Oficiais da NATO disseram que o helicóptero MI-8, de fabrico russo, caiu no sábado quando levantava voo da Base Aérea de Kandahar, levando 20 pessoas a bordo.

Paralelamente, um helicóptero militar americano efectuou uma aterragem de emergência na província de Kunar, mas uma porta-voz voz militar americana, a capitão-tenente Christine Sidenstricker, informou não ter sido reportado fogo inimigo perto do local do incidente.

Entretanto, o Ministério afegão da Defesa anunciou que tropas estrangeiras e afegãs abateram 35 insurrectos numa operação no sábado na província de Kandahar, não tendo fornecido mais pormenores.

Taliban Mostra Vídeo de Soldado Americano Raptado

Rebeldes Taliban no Afeganistão divulgaram um vídeo que mostra um soldado americano desaparecido da sua base no passado dia 30 de Junho.

Oficiais americanos confirmaram que o homem apresentado no vídeo é o soldado capturado. Trata-se do soldado Bowe Bergdahl, de 23 anos, e disseram que estão a fazer tudo para que ele regresse são e salvo.

Um comandante Taliban no sudeste do Afeganistão disse quinta-feira que o soldado Bergdahl será morto, a menos que os Estados Unidos parem as suas operações militares na província de Paktika e Ghazni.

Clinton Confiante na Redução de Gases de Estufa

A secretária de Estado, Hillary Clinton, disse estar confiante em que os Estados Unidos e a Índia possam ultrapassar as suas diferenças sobre a redução de gases de estufa.

Após um encontro domingo com o ministro indiano do Ambiente em Nova Delhi, Clinton disse também que embora as duas partes não tenham criado uma moldura para combater as mudanças climáticas, existem muito mais áreas de acordo do que previamente se pensava.

A Índia, juntamente com a sua vizinha China, tem consistentemente recusado empenhar-se na redução de emissões de carbono até que os países industrializados, tais como os Estados Unidos, prometam maiores reduções das referidas emissões.

ASEAN Pretende Novo Órgão Regional de Direitos Humanos

A Organização dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN) pretende criar um novo órgão regional de direitos humanos que críticos afirmam não terá força para investigar abusos.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da ASEAN estão a rever os termos da comissão de direitos humanos na ilha turística de Pukhet, na Tailândia.

A ASEAN inclui a Birmânia, um país dirigido por uma ditadura militar que tem sido alvo de condenação internacional pelos abusos de direitos humanos e a detenção da líder pro-democracia Aung San Suu Kyi.

Jemaah Islamiya Acusada dos Atentados em Jacarta

A polícia indonésia disse que os atentados bombistas a dois hotéis em Jacarta foram obra da Jemaah Islamiya, um grupo terrorista regional ligado a al-Qaida.

Um porta-voz da polícia informou que a bomba não detonada encontrada num quarto do Hotel Marriott, tinha semelhanças com os explosivos usados na ilha de Bali.

Crê-se que o organizador dos atentados aos Hoteis Marriott e Ritz-Carlton, em Jacarta, tenha sido Noordin Top, um malaio que lidera a facção mais militante da Jemaah Islamiya.

Chuvas de Monção Matam Dezenas de Pessoas no Paquistão

Fortes chuvas de monção no sul do Paquistão mataram pelo menos 26 pessoas e cortaram a electricidade na maior cidade do país, Carachi.

As chuvas começaram a cair no sábado e inundaram áreas do porto, tendo algumas das vítimas morrido electrocutadas e afogadas. Outras morreram quando as suas casas desabaram.

Apesar das fortes chuvas, os meteorologistas prevêem quase menos um terço de chuvas para este ano.

Oposição Rejeita Resultados Eleitorais na Mauritânia

Candidatos da oposição na Mauritânia rejeitaram os primeiros resultados das eleições presidenciais que mostram o líder do golpe de estado do ano passado, Mohamed Ould Abdel Aziz, com uma larga vantagem.

Num comunicado conjunto, os quatro principais candidatos da oposição classificam as eleições presidenciais de sábado como uma "charada" e denunciam o que chamam de "resultados pré-fabricados".

Com mais de 70 por cento dos votos contados, a Comissão Eleitoral Mauritaniana informou que o general Aziz está a frente com mais de 52 por cento dos votos, encontrando-se em segundo lugar Messaoud Ould Boulkheir, com apenas 16 por cento e em terceiro o antigo presidente Ahmed Ould Daddah, com 14 por cento.

Crise nas Honduras sem Acordo a Vista

As conversações sobre a crise política nas Honduras terminaram no sábado sem se ter alcançado um acordo, mas ambas as partes disseram que vão voltar a mesa das negociações.

O presidente da Costa Rica e galardoado do Prémio Nobel da Paz, Óscar Árias, que medeia a crise, reconheceu terem sido feitos poucos progressos para pôr fim a disputa sobre o golpe de 28 de Junho que depôs o presidente hondurenho Manuel Zelaya e enviou-o para o exílio.

Árias propôs que Zelaya regressasse ao poder para liderar um governo de unidade nacional, até a realização das próximas eleições, mas ambas as partes rejeitaram a ideia por razões diferentes.

10 Polícias Detidos No México

Dez polícias foram detidos no México em ligação com a morte de 12 agentes federais.

Os agentes foram presos sábado no estado de Michoacan e são suspeitos de terem colaborado com o cartel da droga "La Família" na morte dos 12 agentes federais.

O estado de Michoacan ficou infestado por violência ligada a drogas desde que o presidente Felipe Calderon tomou posse em Dezembro de 2006 e lançou uma repressão contra os cartéis da droga.

Papa Abençoa Fiéis Com Mão Engessada

O Papa Bento XVI proferiu hoje a sua primeira homilia desde que fracturou um pulso no norte da Itália.

O líder da Igreja Católica Romana levantou a sua mão direita engessada para abençoar os fiéis na cidade italiana de Romano Canavese.

Apesar da contrariedade, o Papa focou mais a sua homilia na economia doente do que no seu pulso direito fracturado.

Relacionados

XS
SM
MD
LG