Links de Acesso

As Últimas de Washington


Apelo ao fim do terrorismo no mundo

A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton apelou ao mundo para acabar com o terrorismo, e homenageou as vítimas dos atentados levados a cabo por islamistas em Novembro na cidade de Bombaim que é a capital económica da Índia.

A secretária de Estado norte-americana, que foi à Índia com a intenção de reforçar as relações bilaterais com a décima potência económica mundial, relacionou estes atentados com os de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington.

Para além do terrorismo, Hillary vai abordar igualmente temas como a luta contra o aquecimento global, a proliferação nuclear e a liberalização do comércio mundial, nomeadamente as tensões entre os Estados Unidos e a Índia em 2008 na Organização Mundial do Comércio.

Deve ainda anunciar os locais onde serão construídas duas novas centrais nucleares na Índia com tecnologia norte-americana.

Malaio responsável por atentados em Jacarta?

Responsáveis indonésios disseram existirem fortes indicações de que um fugitivo malaio suspeito já dos atentados em Bali em 2002 esteve envolvido nos atentados em Jacarta.

Norodin Mohamed Top é procurado por ter alegadamente planeado os atentados de Bali em 2002 – em que morreram mais de 200 pessoas – e também os de 2005, e ainda outros ataques na Indonésia.

Nos ataques de Jacarta morreram nove pessoas, incluindo os dois bombistas suicidas, e ficaram feridas mais de 50 outras.

Negociações para crise nas Honduras

A Costa Rica recebe negociações para tentar desbloquear a crise política nas Honduras, mas nem o lado do Presidente deposto Manuel Zelaya, nem o de Robert Micheletti, que o substituiu, no golpe de 28 de Junho, parecem ter grande vontade de chegar a acordo.

O Nobel da Paz e Presidente da Costa Rica, Oscar Arias, está a tentar alcançar um compromisso entre as partes.

Arias anunciou que vai propor a criação de um governo de coligação para quebrar o impasse, e também sugerir uma amnistia para crimes políticos cometidos neste período, como uma forma de chegar à trégua.

Estados Unidos retiram do Equador

Os Estados Unidos iniciaram a retirada do Equador do contingente anti droga, cumprindo a decisão do presidente Rafael Correa de não renovar o acordo.

A unidade realizou na sexta-feira a última missão de fiscalização sobre a costa do pacífico do Equador.

Uma porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Quito indicou que a operação de retirada estará concluída até Setembro próximo.


Agentes franceses julgados por espionagem

Os dois agentes franceses raptados na terça-feira na capital da Somália, Mogadíscio, vão ser julgados em breve, de acordo com a lei corânica por espionagem.

O ministro somali dos Assuntos Sociais, assegurara que os dois homens estavam mesmo nas mãos da al-Shabab.

Inicialmente, foram raptados de um hotel em Mogadíscio por outra milícia, a Hizbul-Islam, que depois os passou à al-Shabab.

Entretanto, foram raptados na região fronteiriça entre o Quénia e a três outros estrangeiros que trabalhavam para uma organização humanitária.

Mauritânia vota

Algumas secções de voto na Mauritânia registaram longas filas de eleitores que esperavam para poder voto num novo presidente menos de um ano após o primeiro chefe de estado livremente eleito ter sido derrubado por um golpe.

Numa secção de voto da capital os elementos responsáveis pelo sufrágio leram em voz alta os cartões de identidade para que os observadores pudessem confirmar com as listas de inscrição.

Nove candidatos concorrem ao sufrágio incluindo o general Abdel Aziz que chefiou o golpe de Agosto do ano passado.

Libertados soldados e polícias sudaneses

Sessenta soldados e polícias sudaneses capturados em recentes confrontos pelo maior grupo rebelde de Darfur, foram libertados.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha facilitou a transferência do Movimento para a Justiça e a Igualdade para o governo sudanês.

A libertação poderá ter repercussões nas conversações em curso entre as duas partes.

Washington pronto para conversações com Pyongyang

Kurt Campbell secretário de Estado adjunto para os Assuntos Asiáticos e do Pacifico, indicou que Washington está pronto para conversações com a Coreia do Norte, ainda que aplicando as sanções destinadas a encerrar os programas nucleares e de mísseis de Pyongyang.

Segundo a mesma fonte ao abrigo de condições correctas os Estados Unidos estão preparados para o diálogo no caso de Pyongyang abandonar as ambições nucleares.

Morreu a voz e o rosto do jornalismo norte-americano

O apresentador da cadeia de televisão CBS Walter Cronkite, que durante as décadas de 1960 e 1970 foi a voz e o rosto do jornalismo norte-americano, morreu ontem sexta-feira aos 92 anos de idade.

Entre os momentos históricos narrados por Cronkite estão a morte do Presidente John F. Kennedy, a chegada do Homem à Lua e a morte de Martin Luther King Jr.

Os seus comentários sobre a guerra do Vietname, em Fevereiro de 1968, após ter visitado a linha da frente, são considerados um ponto de viragem no decurso do conflito devido às dúvidas que manifestou sobre as possibilidades de sucesso das tropas norte-americanas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG