Links de Acesso

As Últimas de Washington


Queda de avião causa 168 mortos

Um avião a jacto de fabrico russo despenhou-se no noroeste do Irão causando a morte as 168 pessoas que seguiam a bordo.

O aparelho, um Tupolev 154M, da Caspian Airlines, descolou de Teerão em direcção a capital da Arménia, Yerevan, tendo-se despenhado 16 minutos depois perto da cidade iraniana de Qazvin.

A Caspian Airlines é uma "joint venture" russo-iraniana criada no princípio dos anos 90.

O Irão tem frequentes desastres aéreos, muitas vezes devido a fraca manutenção de aviões em idade avançada.

Afeganistão: Necessárias mais tropas

O Chefe do Estado-Maior do Exército Britânico afirmou serem necessárias mais tropas no Afeganistão para ocuparem território tomado aos Talibãs.

Numa entrevista a uma rádio britânica, o general Richard Dannatt, disse que embora forças de segurança pro-governamentais possam ter um impacto onde estejam a operar, são necessários mais soldados, não interessando se são americanos, britânicos ou afegãos.

Vários países aumentaram nos últimos meses o número das suas tropas no Afeganistão para reforçar a segurança com vista as eleições presidenciais em Agosto próximo.

Angola – eleições presidenciais podem ser atrasadas

As eleições presidenciais em Angola poderão ser adiadas até ao próximo ano já que os trabalhos para a revisão da constituição estão a demorar mais tempo do que o previsto.

Funcionários governamentais encarregues de rever a constituição disseram hoje que necessitam de mais seis meses para completar a tarefa.

O parlamento angolano deu um prazo até 23 de Setembro para a comissão constitucional terminar os trabalhos.

A nova constituição angolana é necessária porque determinará se o Presidente da República será eleito pelos deputados ou por voto popular.

Alerta da China

A China avisou os seus cidadãos na Argélia a estarem alerta para ataques da al-Qaida em retaliação pela resposta de Pequim aos confrontos étnicos na região de Xinjiang.

O aviso acontece numa altura em que o número oficial de mortos nos confrontos étnicos subiu de 184 para 192. Pequim disse que a maioria das vítimas é da etnia maioritária Han, uma reivindicação disputada por grupos de muçulmanos Uighur.

Os confrontos entre Uighurs e Hans levou grupos jihadistas a ameaçarem represálias contra cidadãos chineses.

Charles Taylor depôs em sua defesa

Pelo segundo dia consecutivo, o ex presidente liberiano, Charles Taylor depôs em sua defesa, perante o painel de juízes do Tribunal Penal Internacional, em Haia.

No seu testemunho, Taylor começou por se auto proclamar como um incansável lutador contra a corrupção, que remonta ao período em que assumiu o poder, na sequência do derrube do seu antecessor, o presidente liberiano, Samuel Doe.

O antigo líder liberiano disse aos juízes que a sua campanha anti corrupção fez dele, um líder impopular, o que valeria a acusação, do desvio de mais de 900 mil dólares, alegações que entretanto desmente.

Charles disse ter fugido da Libéria, em 1983, por temer pela sua vida para logo de seguida descrever a sua fuga de uma prisão nos Estados Unidos, país onde esteve detido, por acusação de fraude.

Sobre aquele antigo presidente liberiano, impendem 11 acusações de crimes de guerra alegadamente cometidos na Libéria e na vizinha Serra Leoa, incluindo o de assassinato, violação sexual e recrutamento de crianças soldados, entre outras.

Para a analista política americana, Shelby Grossman, foi de resto importante o facto do próprio Charles Taylor descrever, perante o tribunal a sua experiencia no caso.

Charles Taylor é por sinal, o primeiro chefe de estado africano a ser julgado por um tribunal penal internacional.

Relacionados

XS
SM
MD
LG