Links de Acesso

Indonésios Aguardam Resultados


Resultados ainda provisórios do sufrágio presidencial na Indonésia apresentam o presidente Susilo Bambang com uma razoável margem de vitória.

Segundo resultados das secções de voto indicam que o presidente Susilo Bambang venceu o sufrágio com 52 por cento dos votos, o que a confirmar-se será suficiente para evitar uma segunda volta.

Centenas de indonésios num subúrbio do sul de Jacarta esperaram até que os seus nomes fossem chamados por um funcionário eleitoral para depositarem os seus boletins de voto. O processo decorreu ordeiramente, num ambiente quase de festa, enquanto os votos foram depositados e os dedos mergulhados numa tinta roxa para impedir a fraude.

Para alguns votar foi um acto de presença.

Logo desde o inicio, os resultados não oficiais davam a vitória do presidente Susilo Bambang com mais de metade dos sufrágios. No caso da contagem final lhe atribuir mais de 50 por cento, o presidente não terá de enfrentar uma segunda volta contra um dos outros concorrentes, o vice-presidente Kalla ou a antiga presidente Sukarnoputri.

Verificaram-se poucos casos de incidentes de violência durante o dia de sufrágio com quase 250 mil polícias distribuídos para a segurança das secções de voto.

Na Papua actos de violência marcaram em Abril o sufrágio legislativo, quando as forças de segurança confrontaram um grupo de pessoas que atacara uma esquadra da polícia.

Os partidos da oposição queixaram-se de irregularidades com a listas de votantes, mas o Tribunal Constitucional decidiu levantar as restrições aos registos.

Khosasih um monitor eleitoral da candidata da Sukarnoputri afirmou que a decisão abrangeu as suas preocupações.

Refere ele que as pessoas podem votar com os cartões de cidadão enquanto no sufrágio legislativo tal não foi possível.

Paul Rowland do Instituto Democrático, uma organização norte americana, afirma que o processo eleitoral livre e pacífico na Indonésia foi impressionante.

"A Indonésia realizou uma transição impressionante com três eleições nacionais democráticas desde 1999."

Os resultados oficiais não devem ser conhecidos por mais alguns dias.

Relacionados

XS
SM
MD
LG