Links de Acesso

Guiné-Bissau: Segunda Volta das Presidenciais a 26 de Julho


A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau anunciou que a segunda volta das eleições presidenciais no país está marcada a para 26 de Julho.

Numa conferência de imprensa, o presidente da CNE Desejado Lima da Costa afirmou que os resultados eleitorais, anunciados Quinta-feira, "não sofreram qualquer contestação".

Malam Bacai Sanhá, candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), com 39,59 por centos dos votos, e Kumba Ialá, apoiado pelo Partido de Renovação Social (PRS), com 29,42 por cento, vão disputar a segunda volta das presidenciais no país.

A abstenção foi de cerca de 40% do eleitorado.

Segundo a CNE, a campanha eleitoral tem início na próxima sexta-feira.

Analistas afirmam que a atenção dos candidatos estará agora virada em evitar uma alta baixa de abstenção e em ganhar o apoio dos eleitores que votaram a favor de outros candidatos na primeira volta.

O antigo Presidente interino da Guiné-Bissau Henrique Rosa que ficou em terceiro lugar na primeira volta recusou se a dar apoio a qualquer candidatos à segunda volta.

Rosa disse que os seus apoiantes devem votar em quem entenderem na segunda volta.

Henrique Rosa disse que dá liberdade de voto aos seus apoiantes, porque não se revê nos outros projectos.

A Guiné-Bissau está a realizar eleições presidenciais antecipadas na sequência do assassínio do Presidente "Nino" Vieira, a 02 de Março, horas depois dos chefe das Forças Armadas ter sido morto num ataq
XS
SM
MD
LG