Links de Acesso

As Últimas de Washington 


Ofensiva Americana no Afeganistão

Cerca de 4000 fuzileiros navais americanos estão a avançar sobre bastiões dos Taliban no sul do Afeganistão - a primeira grande operação militar sob a estratégia do presidente Barack Obama para estabilizar o país.

A ofensiva, no vale do rio Helmand, iniciada na madrugada de quinta-feira, envolve também 650 soldados e polícias afegãos. O exército afegão colocou tropas junto a fronteira com o Paquistão para interceptar militantes em fuga.

A província de Helmand conta com a maioria da produção anual de papoilas opiáceas do Afeganistão, sendo uma fonte significativa de fundos para as operações dos Taliban e representa mais de 90 por cento do abastecimento mundial de ópio.

Soldado Americano Desaparecido no Afeganistão

Fontes militares americanas no Afeganistão disseram que um soldado americano está desaparecido desde terça-feira e acredita-se agora que tenha sido capturado por insurrectos.

A porta-voz do exército americano, capitã Elizabeth Mathias, declinou forneceu detalhes sobre a identidade do soldado ou as circunstâncias da sua aparente captura, afirmando que não fornecia informação para sua protecção.

Locais no leste da província de Paktika disseram que um soldado americano desapareceu na área na terça-feira.

Honduras Rejeita Ultimato da OEA

O novo governo das Honduras rejeitou as pressões internacionais para reinstalar o derrubado presidente Manuel Zelaya.

O presidente hondurenho interino Roberto Micheletti minimizou o ultimato lançado pela Organização dos Estados Americanos para repor Zelaya no poder até sábado ou enfrenta a expulsão da organização regional.

Micheletti afirmou estar confiante de que as Honduras não irão ficar isoladas por muito tempo e que outros países vão ver que o novo governo salvou as Honduras.

O governo interino hondurenho acusa Zelaya de traição e abuso do poder e prometeu prende-lo se ele regressar as Honduras.

Cimeira da Uniao Africana Dividida

Os líderes africanos reunidos na Cimeira da UA em Sirte, na Líbia, estão divididos quanto à proposta criação de um governo continental.

A Líbia, que é o país anfitrião da cimeira, está a pressionar os estados membros para que mudem a designação de Comissão da União Africana para Autoridade da União Africana, concedendo-lhe poderes alargados.

Mas, diplomatas que estão a participar na cimeira afirmam que algumas das nações africanas mais ricas, lideradas pela Nigéria e pela África do Sul, estão a pressionar no sentido de uma abordagem mais progressiva.

Diplomatas, falando sob condição de anonimato, descreveram o ambiente da Cimeira como pesado.

Muitos dos delegados presentes na cimeira estão insatisfeitos com o líder líbio Muamar Khadaffy por ter convidado o presidente Ahmadinejad do Irão para a cimeira.

O líder iraniano cancelou a sua presença à última da hora, mas não antes que os delegado tivessem protestado contra a sua presença, afirmando que iria ensombrar os principais temas da agenda.

A cimeira, que termina amanhã, está centrada na promoção da agricultura de África, mas os líderes estão também a debater outros temas quentes como é o caso da situação na Somália.

Sobrevivente de Desastre Aéreo Regressa a França

A única sobrevivente do avião que se despenhou ao largo das Ilhas Comores, no Oceano Indico, regressou a Paris, para junto da sua família.

Bahia Bakari, de 14 anos, regressou a Franca a bordo de um avião governamental e foi recebida no aeroporto pelo seu pai e outros familiares.

O pai de Bakari disse estar satisfeito por ver a sua filha, mas triste pela sua mulher, uma das 152 pessoas que estão desaparecidas e presumivelmente mortas.

Coreia do Norte Dispara Mísseis

A Coreia do Sul informou que a Coreia do Norte fez três testes de mísseis de curto alcance.

Um porta-voz do Ministério sul-coreano da Defesa precisou que dois mísseis terra-mar foram disparados com um intervalo de 40 minutos, perto da cidade costeira de Wonsan e que um terceiro míssil foi disparado algumas horas mais tarde.

Os disparos acontecem numa altura em que aumentam as tensões na península coreana devido ao teste nuclear da Coreia do Norte no passado dia 25 de Maio e uma serie de lançamento de mísseis. O Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs uma série de novas duras sanções económicas contra Pyongyang em resposta ao teste nuclear.

DEA Investiga Morte de Michael Jackson

A imprensa americana noticiou que a DEA, a agência federal encarregada da luta contra as drogas ilícitas, juntou-se a investigação sobre a morte súbita do cantor Michael Jackson.

Notícias indicam que a Polícia de Los Angeles pediu a DEA para ajudar a descobrir as causas da morte de Jackson, que tinha 50 anos.

Investigadores retiraram dois sacos grandes com medicamentos da casa arrendada de Michael Jackson. Um médico legista não encontrou sinais estranhos no corpo do cantor e os investigadores aguardam pelos resultados dos exames toxicológicos, que deverão ser apresentados dentro de algumas semanas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG