Links de Acesso

Tráfico de Drogas na Guiné-Bissau Ameaça Toda a Região – Senador Americano


Um influente senador Americano disse que o trafico de drogas através da África Ocidental em geral e através da Guiné- Bissau em particular é uma ameaça a todos os governos da região.

Numa audiência no comité de relações externas do Senado, o influente senador Russ Feingold que preside ao comité, afirmou que o aumento do tráfico de drogas através da África ocidental é algo de "profundamente alarmante" devido ao impacto que isso poderá ter em muitos estados da África ocidental.

Feingold afirmou que a recente instabilidade na Guiná-Bissau e os golpes de estado na Guiné-Conackry e Mauritânia são o que chamou "as ilustrações mais recentes dos voláteis ambientes políticos facilmente susceptíveis a trafico ilgegal de drogas".

"Em alguns estados como a Guiná-Bissau fluxo de drogas já começou a corromper e a esvaziar as instituições de governação," disse Feingold.

"Se não actuarmos rapidamente isto poderá tornar-se parte do sistema e pode minar a governação através da região," acrescentou

Na mesma audiência o sub-secretário de estado assistente para assuntos africanos JohnnieCarson disse que o trafico de drogas pela África ocidental é agora não só uma ameaça a África como aos interesses americanos na região. Carson disse que esse contrabando atingiu agora o que chamou de "proporções epidémicas".

"O problema poderá piorar bastante mais antes de melhorar especialmente em países como a Guine-Bissau", disse Carson

Nesta audiência o sub-secretário de estado assistente para África disse aos senadores presentes que os Estados Unidos necessitam de expandir a sua presença diplomática na Guiné- Bissau país que disse esta a tornar-se no primeiro narco-estado.

Carson disse haver indicações que o recém assassinato do chefe de estado-maior geral das forças armadas da Guiné- Bissau e do presidente Nino Vieira poderá estar ligado a questões de negócios de droga.

Nesta audiência um outro pais de língua portuguesa, Cabo Verde foi também mencionado mas como um exemplo positivo.

O chefe de operações do departamento de combate à droga Thomas Harrigan disse que Cabo Verde é exemplo de um país africano que colocou meios em acção para combater o tráfico de drogas e onde, acima de tudo, à "vontade politica" em combater-se esse tráfico.

XS
SM
MD
LG