Links de Acesso

Últimas de Washington



Dezenas de milhar de apoiantes do candidato reformista no Irão, Mir Hossein Mossavi voltaram a concentrar-se hoje na praça central de Teerão protestando contra os resultados das eleições presidenciais da semana passada.

O poderoso Conselho dos Guardiões da Revolução anunciou entretanto contactos para o diálogo entre os candidatos derrotados.

Testemunhas oculares disseram que membros da oposição encheram a praça central de Teerão, numa demonstração de forca contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O candidato derrotado, o reformista Mir Hossein Mossavi apelou aos seus apoiantes a reunirem-se hoje em memória dos mortos pela violência pós-eleitoral.

Coreia do Norte prepara míssil de longo-alcançe

Um jornal japonês noticiou hoje que a Coreia do norte está a preparar o lançamento para o início de Julho próximo, de um míssil de longo alcance.

O diário Yomiuri escreveu que o ministério japonês da defesa acredita que um míssil Taepodong-2 ou uma nova versão do mesmo, foi transportado para uma rampa de lançamento perto de Pyongyang.

Mas o mesmo ministério não acredita que o míssil seja capaz de atingir as ilhas americanas do Hawaii.

Paquistão: mísseis matam pelo menos 9 pessoas

Os serviços secretos paquistaneses anunciaram que um suposto ataque com mísseis americanos se saldou pela morte de pelo menos 9 pessoas no noroeste do Paquistão.

Autoridades disseram que 4 mísseis atingiram a aldeia de Wana, a maior localidade na região do Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão.

Supostos aviões teleguiados americanos teriam disparado pelo menos 30 mísseis no Paquistão desde meados do ano passado, isto apesar das denúncias do governo paquistanês.

Acredita-se que a região do Waziristão do Sul é a base dos esconderijos de muitos líderes da al-Qaida e dos talibãs.

Somália: ministro da segurança morto em atentado


Autoridades na Somália anunciaram a morte do ministro de segurança nacional num atentado a bomba.

Omar Hashi Aden foi morto hoje juntamente com outras 20 pessoas num atentado suicida no centro da cidade de Beledweyne, perto da fronteira com a Etiópia.

O antigo embaixador somali na Etiópia, Abdul Karim Frarah, também foi morto no ataque cuja autoria já foi reivindicado pelo grupo rebelde al-Shabab.

Etiópia: crise alimentar agrava-se

O Programa Alimentar Mundial, PAM, afirmou que vai deixar de dispor, dentro em breve, de alimentos suficientes para os milhões de etíopes que deles dependem.

Um responsável do PAM afirmou que não esperava entregas de alimentos nos próximos meses criando assim uma potencial crise antes das colheitas de Setembro na Etiópia.

O PAM acrescenta que mais de 10 milhões de etíopes estão a ser afectados pela seca e que mais de 4 milhões necessitam de ajuda alimentar de emergência.

Madagáscar: Líderes da África Austral debatem crise

Os líderes da África Austral planeiam realizar uma cimeira especial para debater o impasse político em Madagáscar 2 dias depois da suspensão das conversações de mediação das Nações Unidas.

A África do Sul afirmou que vai realizar amanhã uma reunião de ministros da SADC para analisar a questão. Os 15 chefes de estado da região reúnem-se no dia seguinte.

Um porta-voz do ministério sul-africano dos negócios estrangeiros reiterou entretanto a condenação do que considerou como a mudança de poder anti-constitucional em Madagáscar.

Argélia: emboscada mata 21 polícias

Entidades oficiais argelinas afirmaram que militantes fizeram uma emboscada a uma coluna da polícia matando pelo menos 21 agentes.

O ataque verificou-se ontem à noite a leste da capital. Segundo a imprensa argelina, os rebeldes colocaram bombas na berma da estrada e abriram depois fogo contra a coluna da polícia.

Grupos ligados à al-Kaida no norte de África têm vindo a levar a cabo nestes últimos anos uma série de ataques contra as forças de segurança argelinas e estrangeiros que se encontram na Argélia.




XS
SM
MD
LG