Links de Acesso

Últimas de Washington


No Irão, foram alvejados participantes num comício da oposição em Teerão gerando o pânico entre as cerca de 100 mil pessoas que lá se encontravam para protestar contra os resultados das eleições presidenciais.

Um fotógrafo iraniano que presenciou os incidentes afirmou que elementos de uma milícia pro-governamental abriram fogo sobre a multidão matando pelo menos 1 manifestante. Essa informação não foi contudo ainda confirmada de fonte independente.

O comício reunia apoiantes do candidato reformista à presidência Mir Hossein Mousavi que discursava desafiando uma proibição governmaental.

Os resultados oficiais deram a vitória por esmagadora maioria ao actual presidente Mahmoud Ahmadinejad.


Líderes da Índia e Paquistão reúnem-se na Rússia

Os líderes da Índia e do Paquistão deverão reunir-se amanhã na Rússia pela primeira vez desde os ataques terroristas de Bombaim no ano passado.

As relações entre os dois países vizinhos têm estado bastante tensas desde aqueles ataques que causaram a morte de 170 pessoas e ferimentos noutras 300.

A India acusou o grupo militante Lashkar-e-Taiba baseado no Paquistão de ter estado na origem dos ataques. Afirmou igualmente que elementos dos serviços secretos paquistaneses estiveram envolvidos nos incidentes.

Tanto o governo de Islamabad como o grupo militante negam tais acusações.

Palestinianos reagem negativamente a condições israelitas


O governo palestiniano apelou à comunidade internacional para que confronte Israel acerca das condições impostas pelo governo israelita à criação de um estado palestiniano. Israel pretende que um futuro estado palestiniano não disponha de forças armadas.

Contudo, tanto a União Europeia como os Estados Unidos afirmaram que o aval condicional dado pelo primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu à criação de um estado palestiniano é um passo importante para a paz no Médio Oriente.

Entretanto, o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair visitou hoje pela segunda vez a Faixa de Gaza na qualidade de enviado especial internacional ao Médio Oriente, dois anos depois do movimento Hamas ter tomado o poder no território.

Blair afirmou que o Mundo deve focar agora as genuínas preocupações humanitárias em Gaza salientando que os palestinianos que lá habitam se encontram numa situação difícil.

Iémen: assassinados 7 reféns


No Iémen entidades oficiais afirmaram que foram assassinados pelo menos 7 dos 9 estrangeiros que tinham sido raptados na região montanhosa do norte do país.

As mesmas fontes acrescentaram que residentes naquela região descobriram os cadáveres de 3 mulheres alemãs perto da localidade de Nashour. Posteriormente foi anunciada a descoberta dos corpos de outros 4 reféns cujas nacionalidades não foram ainda reveladas.

O governo iemenita acusou um grupo rebelde chiita de ter estado na origem dos raptos. Contudo os rebeldes negam tais acusações dizendo que o governo quer apenas deturpar a sua imagem.

Nigéria: rebeldes atacam instalações petroliferas

Na Nigéria, militantes da região do Delta do Níger atacaram uma estação de bombagem de petróleo operada pela companhia americana Chevron.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger afirmou que destruiu hoje a estação de Abiteye e danificou outras duas instalações vizinhas.

Um porta-voz do exército nigeriano afirmou entretanto que as forças governamentais contra-atacaram e puseram os rebeldes em fuga.

Os militantes aumentaram os seus ataques nos últimos dias na sequência de uma ofensiva governamental contra as suas bases na região petrolífera do Delta do Níger.

Petróleo baixa 3 dólares por barril

O preço do petróleo desceu hoje mais de 3 dólares. Segundo os analistas o petróleo, que é transaccionado em dólares, sofreu uma quebra devido à valorização da moeda americana.

Hoje na bolsa de Nova Iorque o barril de crude estava a ser cotado a 69 dólares e 60 centavos.

O preço do petróleo subiu significativamente desde o princípio do ano mas encontra-se ainda bastante abaixo do preço recorde de 147 dólares por barril atingido em Julho passado.




XS
SM
MD
LG