Links de Acesso

As Últimas de Washington



O candidato presidencial reformista à eleições presidenciais iranianas, Mir Hossein Mousavi apelou para o cancelamento dos resultados da votação que deram a Ahmadinejad uma vitória esmagadora.

Mousavi tornou público um comunicado, no domingo, na Internet, anunciando que tinha feito um apelo aos clérigos do Conselho Islâmico Supremo, atribuindo a sua derrota a uma fraude massiva por parte do governo.

Mousavi exorta os seus apoiantes a continuarem a protestar de uma forma pacífica e legal. Activistas pró-Mousavi desencadearam, no domingo, uma segunda vaga de manifestações pelas ruas de Teerão, provocando incêndios e confrontando-se com a polícia.

Por seu lado, o presidente iraniano Mahomoud Ahamadinejad rejeitou alegações de fraude nas eleições presidenciais de sexta-feira, afirmando que foi reeleito na sequência de uma votação livre.

Durante uma conferência de imprensa, no domingo, Ahmadinejad comentou que a sua margem de vitória nas controversas eleições foi tão grande que não pode ser posta em causa. Posteriormente, saudou milhares de apoiantes seus, durante um comício realizado para festejar a sua vitória, numa praça de Teerão.

De acordo com os resultados oficiais, Ahmadinejad obteve 63 por cento dos votos contra 34 do seu principal rival, o político da ala reformista Mir Hossein Mousavi. Mousavi acusou o governo de fraude e considerou as eleições uma "encenação".

Biden Comenta Eleições Iranianas

A vitória do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, nas eleições de sexta-feira suscita "verdadeiras dúvidas", considerou, no domingo, vice-presidente norte-americano, Joe Biden

"Vendo a forma como eles reprimem a liberdade de expressão, o modo como reprimem a multidão, a maneira como as pessoas são tratadas, existem verdadeiras dúvidas" sobre a legitimidade da reeleição do presidente cessante, considerou Biden numa entrevista à cadeia televisiva NBC.

"Existem muitas questões sobre o modo como esta eleição foi conduzida" no Irão, adiantou Biden.

Também a União Europeia manifestou a sua preocupação pela forma como as autoridades iranianas esmagaram as manifestações de rua levadas a cabo para protestar contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Um comunicado emitido, no domingo, pela presidência checa da EU manifestou também o desejo de que os resultados eleitorais não prejudiquem o diálogo com o Irão no que toca ao seu programa nuclear.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier qualificou a repressão dos manifestantes em Teerão como inaceitável.

Também a França manifestou preocupação, com um dos mais próximos conselheiros do presidente Nicolas Sarkozy afirmando que "o que aconteceu no Irão não constitui boa notícia para ninguém".

Nova Proposta de Israel

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, propôs a criação de um Estado palestiniano desmilitarizado, e impôs como condição do início de negociações de paz que Israel seja reconhecido como "o Estado judeu."

Num discurso que pretendia ser a resposta ao apelo do presidente Barack Obama ao mundo muçulmano, o chefe do governo israelita disse estar pronto a negociar com todos os países árabes. Mas, frisou, não aceita sentar-se à mesa com o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, porque esta organização palestiniana deseja a "destruição de Israel".

Coreia do Norte: EUA Vão Implementar Sanções

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, disse que Washington vai pôr em prática a nova resolução aprovada pela ONU, apesar das ameaças da Coreia do Norte de que irá actuar militarmente.

Numa entrevista dada no domingo à rede de TV NBC, Biden disse que chegou a altura de manter a pressão sobre a Coreia do Norte, depois do Conselho de Segurança da ONU ter aprovado, na sexta-feira, uma resolução que impõe medidas mais duras contra Pyongyang.

Ocidentais Raptados no Iémen

As autoridades iemenitas anunciaram que rebeldes raptaram nove estrangeiros, incluindo mulheres e crianças, na região montanhosa do Norte do país.

Autoridades governamentais acusaram, no domingo, um grupo militante xiita de ter raptado sete alemães, um engenheiro britânico e um professor sul-coreano, que se encontravam na região de Saada.

Entre os alemães contam-se três crianças, duas enfermeiras e um engenheiro e sua mulher.

As autoridades iemenitas adiantam que as vítimas trabalham para um grupo de ajuda internacional, num hospital de Saada, onde cooperantes estrangeiros têm vindo a trabalhar nos últimos 35 anos.

Karzai Recebe Comandante Americano

O novo comandante americano das forças aliadas no Afeganistão reuniu-se, pela primeira vez, com o presidente Hamid Karzai.

Durante o encontro, que teve lugar no domingo, o presidente Kaizai exortou o general Stanley McChrystal para proteger a vida das populações civis, durante as operações militares no Afeganistão. O general garantiu que as suas tropas tomarão todas as medidas para evitar vítimas civis durante as missões contra forças rebeldes.

Entretanto, forças da NATO no Leste do Afeganistão anunciaram que quatro civis foram mortos e dois ficaram feridos, na sequência de ataques desencadeados por militantes extremistas, no sábado.

O comunicado, emitido domingo, refere que os rebeldes abriram fogo de morteiro e com armas automáticas, no distrito de Waze Zadran, e num posto de segurança na Província de Paktia.

As forças da NATO ripostaram aos ataques e forneceram tratamento médico às vítimas.

Entretanto, o representante especial da ONU para o Afeganistão, Kai Eide, disse que o mundo não se pode dar ao luxo de cometer erros que levem à morte de pessoas inocentes, porque isso põe em causa os esforços para ajudar o país.

Míssil Teleguiado Mata Talibãs

No Paquistão, elementos dos serviços secretos anunciaram que um míssil americano matou cinco militantes talibã, no Nordeste do país.

De acordo com aquelas fontes, um avião teleguiado americano disparou um míssil, domingo, contra uma viatura na qual seguiam os cinco suspeitos, na região do Warzistão do Sul.

Entretanto, no Nordeste do Paquistão, de acordo com as autoridades anunciaram que a explosão de uma bomba matou oito pessoas e feriu, pelo menos, 20 num mercado, na cidade de Dera Ismail Khan, a Sul de Peshawar.

Ao que tudo indica, a bomba foi colocada num carrinho de mão abandonado no mercado.

Ataques Contra Chevron no Delta do Níger

No Sul da Nigéria, militantes reivindicam terem destruído três poços de petróleo e respectivos oleodutos, propriedade da empresa americana Chevron.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger diz que fez explodir dois poços de petróleo em Makaraba, depois de ter destruído outro poço em Otunana, no dia anterior.

Tanto a Chevron com militares nigerianos confirmaram danos provocados nos oleodutos naqueles locais.

Num e-mail enviado a jornalistas, os rebeldes do Delta do Níger ameaçam atacar também um complexo de tanques da Chevron em Escrabos e advertiram os trabalhadores para que abandonem o local.

No mês passado, os militares nigerianos lançaram uma ofensiva para tentar fazer render o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger, o principal grupo militante naquela região produtora de petróleo. No entanto, aquele grupo tem continuado a atacar oleodutos e a raptar trabalhadores, num esforço para comprometer a indústria petrolífera nigeriana.

Manifestações de Rua no Níger

Milhares de pessoas manifestaram-se na capital do Níger para protestar contra os planos do presidente Mamadou Tandja para prorrogar o seu mandato, que termina em Dezembro.

A manifestação de domingo, em Niamey, foi convocada pela oposição que levanta objecções ao plano de Tandja de efectuar, a 4 de Agosto, um referendo para fazer uma emenda constitucional. Esta iniciativa iria permitir que o actual presidente concorra a um terceiro mandato.

O tribunal constitucional do Níger determinou, na sexta-feira, que o referendo seria ilegal, mas Mamadou Tandja não deu sinais de querer respeitar a decisão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG