Links de Acesso

As Últimas de Washington


O actual presidente do Irão e elemento da linha dura, Mahmoud Ahmadinejad, foi declarado vencedor das eleições presidenciais no seu país. O anúncio desencadeou manifestações de rua, por parte da oposição.

O ministro do Interior do Irão anunciou, no sábado, que o presidente Ahmadinejad ganhou as eleições com 62,6 por cento dos votos, batendo o seu rival, o reformista Hossein Mousavi, que obteve 33,7 por cento.

Os resultados surpreenderam também muitos analistas que previam umas eleições renhidas entre Ahmadinejad e Mousavi.

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei saudou os resultados e disse que a afluência às urnas de mais de 80 por cento constitui motivo de celebração.

Na sequência do anúncio dos resultados preliminares, Mousavi, um antigo primeiro-ministro, denunciou irregularidades nas eleições de sexta-feira e prometeu não se render ao que designou por uma "encenação política".

Os seus apoiantes, irados com os resultados tornados públicos, manifestaram-se nas ruas de Teerão, confrontando-se com a polícia, que usou da força para dispersar os manifestantes.

Irão: A Reacção Americana

A Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, afirmou que os EUA esperam que o resultado das eleições no Irão reflicta " a genuína vontade e desejo do povo iraniano".

Falando, no sábado, no Canadá, Hillary Clinton disse que a Administração Obama tem acompanhado de perto as eleições e notou o "entusiasmo" e "o vigoroso debate e diálogo" durante a campanha para as presidenciais.

Entretanto, o porta-voz da Casa Branca, Robetr Gibbs, divulgou um comunicado, afirmando que os EUA continuam a acompanhar a situação de perto, incluindo as informações relativas às irregularidades eleitorais.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Lawrence Cannon, disse que o seu país está "profundamente preocupado" com as informações sobre irregularidades nas eleições iranianas, apelando para que as autoridades de Teerão efectuem uma contagem "justa e transparente" dos votos entrados nas urnas.

Coreia do Norte Ameaça Retaliar

A Coreia do Norte ameaça aumentar a produção do seu programa de armas nucleares em resposta a novas sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte adverte também que o governo de Pyongyang responderá com uma acção militar qualquer tentativa de bloquear os seus navios.

Ao abrigo das novas sanções da ONU, os Estados membros têm autoridade para inspeccionar toda a carga proveniente ou a caminho de portos da Coreia do Norte em busca de material relacionado com o seu programa nuclear. A resolução proíbe, igualmente, a exportação de armas da Coreia do Norte e impõe restrições financeira aquele país.

Aviação Paquistanesa Bombardeia Warzistão do Sul

Aviões de Guerra paquistanesas bombardearam esconderijos de militantes extremistas através do nordeste do país, depois de dois atentados suicidas terem sido lançados contra mesquitas, tendo causado a morte de, pelo menos, sete pessoas, incluindo um destacado clérigo.

Autoridades militares adiantam que foram mortos sete militantes, na sequência dos bombardeamentos aéreos que visaram o Warzistão do Sul, uma região tribal onde se crê se encontre refugiado o líder talibã Baitullah Mehsud, cuja organização reivindicou ataques contra mesquitas na cidade de Lahore e na localidade de Nowshera.

Afeganistão: Bombista Suicida Ataca Camiões-Cisterna

As autoridades no Sul do Afeganistão anunciaram que um bombista suicida atacou uma frota de camiões-cisterna destinados às tropas internacionais, matando, pelo menos, oito choferes afegãos.

Um porta-voz do governador da província de Helmand afirma que o ataque ocorreu na noite de sexta-feira, tendo ficado feridas 21 pessoas. Seis camiões foram queimados.

Militantes têm atacado com regularidade forças de segurança estrangeiras, bem como colunas de abastecimento das tropas americanas e da NATO.

Mitchell Realça Importância da Síria

O enviado especial Americano, George Mitchell, afirma que a Síria tem um importante papel a desempenhar nos esforços dos EUA para garantir um acordo de paz global para o Médio Oriente.

Mitchell fez estes comentários, no sábado, depois de ter mantido conversações com o presidente Bashar al-Assad, em Damasco.

Mitchell adiantou que, tanto os EUA como a Síria, estão cientes das muitas dificuldades para resolver o conflito israelo-palestiniano, mas adiantou que ambos os países partilham uma obrigação de criar condições para que sejam iniciadas prontamente conversações bem sucedidas.

G-8: Sinais de Estabilização Económica

Os ministros das Finanças do Grupo dos Oito, que reúne as nações mais industrializadas do mundo, afirmam que as suas economias estão a dar "sinais de estabilização", mas adiantam que a situação financeira internacional é ainda incerta.

Num comunicado tornado público, no sábado, depois de uma cimeira de dois dias, em Itália, os ministros dos G-8 afirmam que permanecem os riscos de instabilidade e advertem que o desemprego poderá continuar a aumentar, mesmo depois do crescimento da economia arrancar.

Os ministros disseram que começaram a considerar formas de retirar as medidas de estímulo económico, logo que a recuperação for dada como certa e pediram ao FMI para estudar possíveis estratégias.

Adiado Lançamento da Endeavour

A NASA, a agência especial Americana, adiou o lançamento para o Espaço do vai-vém Endeavour, devido a uma fuga de hidrogénio detectada, horas antes da descolagem.

A contagem decrescente foi travada, sete horas antes do lançamento previsto para sábado. A NASA afirma que a nave poderá estar reparada no prazo de quatro dias, mas essa data irá entrar em conflito com outro lançamento já programado.

A próxima data de lançamento da Endeavour será definida, provavelmente, este domingo.


Relacionados

XS
SM
MD
LG