Links de Acesso

Cidade Velha Candidata a Património da Humanidade


A"Cidade Velha" foi esta semana considerada como uma das 7 maravilhas mundiais de origem portuguesa. A cidade, que dista 15 quilómetros da Praia, a capital de Cabo Verde, foi o primeiro assentamento construído no arquipélago no século XV e era então usada como capital. Ficou conhecida como porto que serviu o comércio de escravos que iam da Guiné-Bissau e Serra Leoa para o Brasil e as Caraíbas.

A Cidade Velha tem a igreja colonial mais antiga do mundo, construída em 1495. O seu forte Real de São Filipe foi construído em 1590 para defender a colónia portuguesa dos ataques dos franceses e ingleses. Mas no século XVIII não escapou aos ataques dos piratas franceses. Anos depois, a capital foi levada para a cidade da Praia.

Hoje Cabo Verde está envolvido num processo para que a "Cidade Velha" seja considerada Património Mundial pela UNESCO. O Eugénio Teixeira conversou com o historiador Charles Aquibodé que é também o director científico da candidatura da Cidade Velha a Património Mundial. Ouça aqui a entrevista.

XS
SM
MD
LG