Links de Acesso

Últimas de Washington


No Iraque, a explosão de um carro armadilhado junto a um mercado no sul do país saldou-se pela morte de pelo menos 19 pessoas.

A explosão ocorreu em Bathaa a sul da cidade de Nasiriya ,e, testemunhas oculares disseram que o número de vitimas poderia elevar-se a mais de 3 dezenas.

Muitas outras pessoas, incluindo mulheres e crianças ficaram feridas no atentado contra o principal mercado daquela localidade. Um grupo de residentes organizou entretanto uma manifestação para protestar contra o que consideraram como ausência de medidas de segurança. As forças de segurança iraquianas tiveram que disparar para o ar para dispersar a multidão.

Irão: candidatos à presidência trocam acusações


O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad acusou os seus rivais nas eleições presidenciais de sexta-feira de estarem a mentir acerca do estado da economia.

No último comício da sua campanha em Teerão, Ahmadinejad afirmou aos seus apoiantes que conseguirá ultrapassar o que considerou como insultos e mentiras dos seus rivais.

Os outros 3 candidatos às presidenciais acusaram Ahmadinejad de induzir em erro os iranianos acerca da economia nacional e de estar na origem dos elevados índices de inflação e de desemprego.

A campanha para as presidenciais iranianas termina amanhã, 24 horas antes do inicio da votação.

Enviado americano reitera empenhamento em estado palestiniano

O enviado especial Americano ao Médio Oriente, George Mitchell, afirmou que Washington está empenhada em resolver o conflito israelo-palestiniano através da criação de um estado palestiniano.

Mitchell fez tais declarações hoje em Ramallah depois de conversações com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

O enviado americano disse ainda que os Estados Unidos pretendem o rápido recomeço das conversações de paz israelo-palestinianas, reiterando as declarações que fizera um dia antes depois de um encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Paquistão: exército prossegue ofensiva contra talibãs

No Paquistão o exército está envolvido em operações contra uma concentração de militantes situada nas proximidades de uma região tribal talibã que faz fronteira com o Afeganistão.

Uma declaração militar precisa que as tropas estão a atacar pelo menos 600 suspeitos nas proximidades de Bannu.

Bannu fica a cerca de 200 quilómetros para sudoeste de Swat, onde os militares têm vindo a combater, há várias semanas, combatentes talibãs.

O exército adianta que os militares mataram nas últimas vinte e quatro horas pelo menos 23 combatentes tendo morrido nos confrontos dois soldados governamentais.

Afeganistão: abatidos 45 militantes talibãs

No Afeganistão, forças de segurança indicam que mais de 45 militantes foram mortos no decurso de várias operações.

A coligação liderada pelos Estados Unidos indica ter morto um comandante rebelde e 16 outros militantes num ataque aéreo, na província de Ghor, tendo fontes militares precisado que o comandante Mullah Mustafa foi morto após ter parado numa área remota para se encontrar com outros militantes.

As mesmas fontes precisaram que Mustafa comandava uma centena de rebeldes e estava relacionado tanto com os talibãs e os guardas revolucionários iranianos.

Gabão: nova presidente toma posse

Rose Francine Rogombe prestou juramento com presidente interina do Gabão sucedendo a Omar Bongo.

A antiga presidente do Senado assumiu o cargo na capital, dois dias após a morte de Bongo aos 73 anos de idade.

Rogombe prometeu dedicar toda a sua energia para o bem do povo gabonês, defender a constituição e ser imparcial para todos.

Advogada de 66 anos de idade, Rogombe integra uma formação política aliada, serviu na qualidade de ministra adjunto para os direitos humanos antes de assumir, há seis anos atrás, o cargo máximo do Senado.


XS
SM
MD
LG