Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente do Líbano foi um dos milhões de votantes que participaram nas eleições parlamentares de domingo naquele país, cujas urnas já encerraram, com uma afluência de 40 por cento, de acordo com o ministro do Interior.

Depois de ter votado na sua cidade natal, o presidente Michel Suleiman disse a jornalistas que a democracia é um bem que distingue o Líbano no Médio Oriente.

As eleições de domingo colocam frente-a-frente a maioria parlamentar, apoiada pelos EUA, e o grupo militante shiita Hezbollah, que é apoiado pelo Irão e pela Síria.

Eleições para o Parlamento Europeu

Os Estados membros da União Europeia votaram nas eleições para o parlamento comunitário.

Os eleitores foram às urnas este domingo em 19 países para escolher os 736 deputados que vão ter assento naquela assembleia que define as leis que regem a EU e o seu orçamento.

Obama Regressa da Europa

O presidente Barack Obama está de regresso a casa, proveniente de Paris, depois de ter participado nas cerimónias que assinalaram o Dia D, o 65 aniversário da invasão dos aliados contra a França durante a ocupação nazi, na II Guerra Mundial.

Obama juntou-se ao presidente Nicolas Sarkozy, da França, e a outros líderes que, no sábado, participaram numa cerimónia solene para comemorar a invasão da Normandia pelos aliados, em 1944.

Antes da sua partida de Paris, o presidente Obama e a sua família visitaram o famoso Centro Pompidou de arte moderna, na capital francesa, tendo visitado a catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel, no sábado.

Hillary e o Irão

A Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, afirma que Washington não tem uma ideia clara do que o Irão está à procura e adiantou que prossegue os contactos com aquele país para clarificar isso.

Numa entrevista televisiva, Hillary disse que uma das mais-valias do relacionamento de Washington com Teerão é colher melhor informação acerca de ambas as partes.

Secretária de Estado americana disse esperar mais progressos depois das eleições presidenciais iranianas.

Funeral de Dabó, Imbali Preso

Realizou-se este domingo o funeral de Baciro Dabó, antigo ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, assassinado na sexta-feira. Dabó era candidato às eleições presidenciais de 28 de Junho e foi morto na própria casa, em Bissau, por homens vestidos com fardas militares.

Entretanto, Faustino Imbali, antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, suspeito de estar envolvido no alegado golpe de Estado abortado sexta-feira pelas autoridades guineenses está vivo e detido, garantiu à agência Lusa fonte militar.

Questionada sobre se há mais detidos e qual o número exacto, aquela mesma fonte apenas disse que "há mais detidos", sem precisar o número.

Mugabe Lidera Bloco Africano

O presidente Robert Mugabe, do Zimbabwe, assumiu a liderança do maior bloco económico africano, cuja cimeira está reunida no Zimbabwe.

Líderes das 19 nações que integram o Mercado Comum da África Austral (COMESA) deverão debater um pacote de ajuda para a economia do Zimbabwe.

Entre os líderes que participam nesta cimeira, entre outros, o presidente Omar al-Bashir, que é procurado pelo Tribunal Penal Internacional por alegados crimes em Darfur.

Ausente está o primeiro-ministro zimbabweano, Morgan Tsvangirai, que partiu de Harare no sábado para uma digressão internacional de três dias destinada a angariar apoio político e económico para o país.

Somália: Assassinado Radialista

Em Mogadixo, atiradores assassinaram o director de uma das maiores estações de rádio da Somália, a Rádio Shabelle.

Mokhtar Mohamed Hirab foi morto no domingo na capital somali. Testemunhas afirmam que a vítima foi atingida diversas vezes na cabeça.

Outro jornalista, que se encontrava na companhia de Hirab foi ferido, encontrando-se hospitalizado.

A organização Repórteres Sem Fronteiras, que tem a sua sede em Paris, refere que a Somália é o mais perigoso país em África para os jornalistas.

No sábado, testemunhas afirmam que na sequência de dois dias de combates entre grupos rivais entre grupos islâmicos rivais, na região centro do país, resultou na morte de, pelo menos, 64 pessoas.

Líderes locais afirmam que se podia ver um grande número de corpos nas ruas da cidade de Wabho, depois de recontros entre elementos do grupo islâmico da linha dura al Shabab e os seus aliados Hizbul Islam se terem confrontado, na sexta-feira e no sábado, com outro grupo islâmico moderado: Ahla Sunna Waljamaca.

Não é claro quem controla a cidade de Wabho.

Jovem Desaparecido Morre na Somália

Um jovem Somali que desapareceu no ano passado do Estado Americano do Minnesota, onde vivia, foi morto no seu país de origem.

A família de Burhan Hassan, de 17 anos de idade, anunciou ter recebido, na sexta-feira, um telefonema da capital somali afirmando que Hassan tinha sido morto e sepultado.

Um tio do jovem, falando a jornalistas na cidade americana de Minneapolis, disse não ser clara a forma como Hassan terá morrido.

Hassan fazia parte de um grupo de 20 jovens somali-americanos que desapareceram, no ano passado, da cidade do Minnesota, receando-se que tenham sido recrutados pelo grupo islâmico al-Shabab.

Fidel: Caso de Espionagem é "Ridículo"

O antigo presidente cubano, Fidel Castro, afirma que o caso de dois americanos acusados de espionagem a favor de Havana é "ridículo".

Num artigo publicado numa página cubana da Internet, Fidel não confirma nem desmente a veracidade das acusações feitas pelas autoridades americanas contra um ex-funcionário do Departamento de Estado com acesso a informações altamente secretas.

As autoridades americanas acusaram Walter Kendall Myers e a sua mulher Gwendolyn, de fazer espionagem a favor de Cuba durante perto de 30 anos e de terem sido recebidos pelo próprio Fidel castro em 1995. Fidel não se recorda ter alguma vez tido um encontro com o referido casal.

Air France: Descobertos Mais Corpos

Equipas de buscas continuam à escrutinar uma zona do Oceano Atlântico onde se despenhou o avião de passageiros da Air France, tendo já recuperado um total de cinco corpos e vários destroços do aparelho sinistrado, três dos quais no domingo.

Investigadores franceses dizem ser prematuro definir as causas do acidente ocorrido há seis dias atrás. No entanto, estão inclinados a supor a possibilidade dos instrumentos que indicavam a velocidade do aparelho estarem avariados, o que terá induzido os pilotos em erro, voando a uma velocidade muito baixa, o que terá originado o despenhamento do Airbus 330, que levava a bordo 228 pessoas.

Submarinos franceses dirigem-se para a zona para participarem nas buscas, incluindo na localização da caixa negra que grava todas as conversas na cabine de pilotagem.

México: Começaram os Funerais das 38 crianças

Começaram os funerais das 38 crianças mortas num incêndio num infantário do Estado no Norte do México.

O presidente mexicano, Felipe Calderon, deslocou-se a Hermosillo para coordenar a resposta do governo aquela tragédia.

entidades oficiais mexicanas afirmam que, pelo menos, 23 pessoas continuam hospitalizadas na sequência do incêndio ocorrido, na sexta-feira, no Infantário ABC, no centro da cidade de Hermosillo. Alguns dos sobreviventes foram transportados de avião para hospitais nos EUA. Quinze crianças sobreviveram, mas estão em estado crítico.

Muitas das vítimas que morreram devido à inalação de fumo tinham menos de cinco anos de idade.

As autoridades afirmam que mais de 140 crianças se encontravam no infantário quando o incêndio deflagrou, bloqueando a única saída do edifício.

Mortos Cinco Polícias Afegãos

Autoridades provinciais afegãs anunciaram que militantes talibãs mataram cinco agentes da polícia, no domingo, em dois ataques separados.

Na província de Faryab, militantes talibã invadiram um posto de segurança e mataram quatro polícias.

Na Província de Paktika, emboscaram um agente da polícia, tendo-o abatido a tiro.

Federer Ganha Roland Garros

O suíço Roger Federer ganhou hoje pela primeira vez o torneio de ténis de Roland Garros, em Paris, e igualou o recorde do norte-americano Pete Sampras de 14 títulos do Grand Slam.

Finalista nas últimas três edições, sempre derrotado pelo espanhol Rafael Nadal, Federer, número dois mundial, venceu o sueco Robin Soderling na final, por 6-1, 7-6 (7-1) e 6-4, e juntou ao seu palmarés o único título do Grand Slam que lhe faltava.

Relacionados

XS
SM
MD
LG