Links de Acesso

Últimas de Washington


O presidente americano Barack Obama encontra-se na Arábia Saudita numa visita destinada a melhorar as relações com o mundo islâmico.

O presidente americano foi recebido no aeroporto de Riade pelo rei Abdulá, levando a cabo de seguida conversações com o monarca saudita abordando o conflito israelo-palestiniano, o papel do Irão no Médio Oriente e o preço do petróleo.

Amanhã Obama desloca-se ao Egipto onde pronunciará um discurso dedicado à comunidade muçulmana e durante o qual deverá abordar a questão do processo de paz no Médio Oriente e os problemas do extremismo religioso.

Bin Laden volta a criticar Estados Unidos


Numa nova gravação áudio atribuída ao líder da organização terrorista al Kaida Osama Bin Laden, aquele último critica as políticas do presidente americano Barack Obama em relação aos países muçulmanos.

Excertos daquelas declarações foram transmitidas pela rede de televisão árabe Al Jazeera pouco depois da chegada de Obama à Arábia Saudita.

Segundo Bin Laden, o presidente americano está a seguir as pisadas do seu antecessor George Bush e a criar novas fontes de ódio contra os Estados Unidos através do mundo islâmico.

Bin Laden referiu especificamente o apoio dos Estados Unidos ao governo do Paquistão que tem vindo a desencadear uma ofensiva contra militantes talibãs no vale de Swat no noroeste do país.

Air France: poucas hipóteses de se encontrar "caixa negra"


Um investigador do desastre aéreo do avião da Air France disse não estar muito optimista sobre as possibilidades de se reaver a "caixa" negra do aparelho no Oceano Atlântico.

Falando hoje em Paris, Paul Louis Arslanian afirmou que uma investigação internacional poderá não revelar tudo aquilo que esteve por detrás do despenhamento do avião, que fazia o percurso Rio de Janeiro-Paris e caiu ao largo da costa do Brasil, com 228 pessoas a bordo.

Um meteorologista da AccuWeather disse a Voz da América que o avião da Air France poderá ter encontrado ventos de 160 quilómetros por hora quando voava por entre uma serie de tempestades tropicais perto da linha do equador.

Somália: 11 mortos em novos confrontos em Mogadíscio

Na Somália, pelo menos 11 pessoas morreram na capital, Mogadíscio, na sequência de novos confrontos entre militantes islâmicos e forças governamentais.

Fontes do governo afirmaram entretanto que se verificaram progressos com a recuperação de mais dois bairros da capital.

Só durante o último mês os confrontos em Mogadíscio já causaram a morte de mais de 200 pessoas. Por outro lado, segundo as Nações Unidas, mais de 86 mil pessoas foram obrigadas a fugir da capital por causa dos combates.

China: forças de segurança aumentam presença em Tiananmen

Forças de segurança chinesas aumentaram a sua presença na Praça de Tiananmen, em Pequim, na véspera do vigésimo aniversário da repressão contra activistas pro-democracia.

O governo comunista chinês enviou tanques e tropas para a Praca Tiananmen no dia 4 de Junho de 1989 para por fim a semanas de protestos de estudantes e trabalhadores. Centenas e possivelmente milhares de manifestantes foram mortos.

Vários destacados dissidentes chineses disseram a agências ocidentais que as autoridades confinaram-nos nas suas casas ou forçaram-nos a deixar Pequim.

As autoridades de Macau detiveram um dos principais lideres estudantis nos protestos de 1989, Wuer Kaixi, quando chegou ao aeroporto do território vindo de Taipé.

Paquistão: enviado americano promete ajuda ao Paquistão


O representante especial americano, Richard Holbrooke, disse que a administração Obama prometeu um montante de 200 milhões de dólares de ajuda aos paquistaneses desalojados pela ofensiva contra os militantes Talibãs.

Holbrooke fez o anúncio hoje em Islamabad, após o seu encontro com o presidente paquistanês, Ali Zardari.

A promessa da ajuda, que deverá ser ainda aprovada pelo Congresso, vem adicionar-se aos 100 milhões de dólares, prometidos por Washington no mês passado.

Richard Holbrooke, representante especial americano no Paquistão e Afeganistão, deverá encontrar-se também com as organizações especiais de ajuda durante a sua visita de três dias ao Paquistão.


XS
SM
MD
LG