Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente americano, Barack Obama afirmou que o Mundo deve fazer frente à Coreia do Norte no momento em que a comunidade internacional reage ao teste nuclear levado a cabo pela Coreia do Norte, no domingo.

Obama afirmou que o programa nuclear da Coreia do Norte constitui uma grave ameaça à paz e à segurança no Mundo. Referindo-se ao teste nuclear, o presidente americano considerou-o como uma violação descarada da lei internacional.

Por seu lado, o chefe do estado-maior das forças armadas americanas, almirante Michael Mullen, declarou que este teste não constituía uma surpresa e que se inseria na crescente beligerância de Pyongyang.

Entretanto, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se para debater a resposta ao teste nuclear norte-coreano.

Obama: Homenagem aos Caídos em Combate

O presidente Barack Obama depôs uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, no cemitério militar de Arlington, nos arredores de Washington, para assinalar o Dia dos Combatentes, que se celebra hoje em todo o país, um feriado nacional destinado a celebrar os militares mortos em combate.

Desfiles, paradas militares e outras cerimónias públicas assinalam em todo o território dos EUA este dia. O Departamento dos Veteranos da Guerra afirma que perto de um milhão de americanos e americanas morreram no cumprimento do serviço militar ao serviço do país.

O Dia dos Combatentes assinala também de forma não oficial do início do Verão na América, dia em que as famílias americanas aproveitam para piqueniques e outras actividades ao ar livre.

Congressistas Americanos na China

A líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, encontrou-se, no domingo, com dirigentes chineses na cidade de Xangai, nomeadamente o presidente da Câmara, Liu Yungeng.

Pelosi está na China com uma delegação de congressistas americanos para conversações sobre energia e mudanças climáticas entre os dois países maiores emissores de gases de estufa do mundo.

Nancy Pelosi declinou dizer se ira discutir o registo de direitos humanos da China durante a sua visita, que ocorre antes do vigésimo aniversário dos acontecimentos da praça de Tiananmen.

Recolher Obrigatório no Norte da Índia

No norte da Índia, foi imposto o recolher obrigatório na cidade de Jalandhar, numa tentativa para acalmar os distúrbios causados pela morte de um pregador sikh na Áustria.

A polícia, que pediu o apoio de soldados, disse que, no domingo, a cidade esteve calma mas tensa, depois de uma seita sikh, composta maioritariamente por dalits, ou "intocáveis", ter protestado contra o ataque em Viena de Áustria que matou um dos seus líderes.

O pregador estava a visitar um templo na Áustria quando foi morto a tiro durante um ataque por sikhs rivais, de uma casta mais elevada. A comunidade sikh na Áustria ronda as mil pessoas.

Piratas Somalis Interceptados

Um navio da marinha de guerra canadiana interceptou duas embarcações de piratas no Golfo de Aden, apreendendo várias armas, incluindo metralhadoras AK-47.

A fragata " Winnipeg", que se encontra naquela região integrada numa missão anti-pirataria da NATO, interceptou os dois barcos a 90 km da costa do Iémen.

Para além das AK-47, as forças canadianas apreenderam munições e um lançador de rockets.

Seis supostos piratas foram questionados antes de serem postos em liberdade. Segundo as forças canadianas aqueles indivíduos foram libertados visto que não estavam envolvidos directamente num ataque.

Militantes Desactivam Oleoduto no Delta do Níger

O principal grupo militante nigeriano reivindica ter atacado os principais oleodutos do Delta do Níger, cortando o fluxo de petróleo bruto de cinco de estações de bombagem que alimentam os tanques da multi-nacional Chevron.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger especificou, num comunicado emitido na segunda-feira, as estações que foram colocadas fora de serviço.

A Chevron anunciou danos num dos seus oleodutos no Sul da Nigéria, na área de Abiteye, reduzindo a produção de petróleo em cem mil barris por dia.

Os ataques contra os oleodutos surge quando os militares nigerianos expandem as suas operações contra os rebeldes naquela região rica em petróleo.

No domingo, soldados nigerianos libertaram três reféns de nacionalidade filipina, que estavam em poder de forças rebeldes.

O ministro do Petróleo do Estado disse, recentemente, que três anos e meio de violência no Delta do Níger reduziram a produção petrolífera da Nigéria em menos de metade da sua capacidade total.

A campanha dos militantes do Delta do Níger contra o governo começou em 2006.

Relacionados

XS
SM
MD
LG